sábado , fevereiro 25 2017
Home / RN / Governo participa da assinatura da ordem de serviço da Adutora de Caicó

Governo participa da assinatura da ordem de serviço da Adutora de Caicó

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, representou o Governador Robinson Faria na solenidade em que o Ministro da Integração, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras de implantação da Adutora Emergencial de Caicó.  O projeto da adutora já havia sido elaborado pela CAERN desde dezembro do ano passado e foi repassado pelo governador Robinson Faria num ato de colaboração com os planos do Ministério da Integração Nacional.

“Esse sistema foi o projeto prioritário, dentro do Plano Emergencial de Segurança Hídrica, e mesmo não sendo executado pela Caern, o Governo do Estado está à disposição do DNOCS para contribuir no que for preciso” disse Mairton.

O evento aconteceu na manhã de terça(01) na Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) no RN. Na ocasião, o secretário entregou em mãos ao ministro o Plano Emergencial de Segurança Hídrica, elaborado pelo Governo do RN. Ao parabenizar o DNOCS pelo início das obras, Mairton salienta seu caráter emergencial: “Precisamos que essa obra esteja disponível para operação, pela CAERN, no máximo até o início de março, quando não será mais possível abastecer Caicó com as águas do sistema Mãe d’água/Coremas”.

A adutora emergencial foi projetada para atender Caicó, principalmente, por causa da previsão de colapso, a partir da crise que está acontecendo no sistema Mãe d’água/Coremas, na Paraíba, que é de onde vem a água que atende o município. O Sistema vai beneficiar mais de 67 mil habitantes residentes em Caicó, na região Seridó. O projeto executivo apresenta 63 quilômetros de extensão, com derivação na adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Para execução da obra o DNOCS contratou, em caráter emergencial, a empresa Certa Engenharia e para fornecer o material a ser utilizado foi contratada a Saint-Gobain canalização LTDA. A Cargo do DNOCS ficou o acompanhamento e fiscalização das obras.

Estiveram presentes o Diretor Geral do DNOCS, Angelo Negreiros, o Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela, o ex-ministro Henrique Alves e representantes da Companhia de Abastecimento de Águas e Esgoto do RN (Caern), Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Defesa Civil Estadual, Secretaria de Agricultura (Sape), Deputados Federais, Deputados Estaduais, entre outras autoridades.

Fonte: Governo do RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.