sexta-feira , fevereiro 24 2017
Home / RN / Circuito Gastronômico de Natal leva multidão a Praça das Flores

Circuito Gastronômico de Natal leva multidão a Praça das Flores

image

Estrutura grandiosa, ambiente agradável, música e gastronomia de alta qualidade, essa é a atmosfera encontrada no Circuito Gastronômico de Natal. O evento foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (14), e é mais um que faz parte da programação da edição 2013 do Natal em Natal. A Praça das Flores, local do circuito, recebeu um grande público que saboreou as delicias preparadas em seis tendas comandadas por chefes de cozinhas renomados na cidade, além disso, quem foi ao local pode saborear drinks, vinhos e cafés que eram servidos em espaços exclusivos. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, e vários secretário municipais acompanharam a noite festiva. O festival acontece até o dia 17 de novembro e passará a integrar o calendário do Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN.
A abertura do circuito contou com as oficinas ministradas pela Mestre cervejeira e sommelière Fabiana DallOnder que falou sobre o mercado de cervejas artesanais no Brasil, pelo chefe de cozinha de Tibau do Sul/RN Tadeu Lubambo e pelo chefe mineiro Túlio Abras. Na parte musical teve espaço para o chorinho e para o Rock Pop da banda potiguar Mad Dogs.
Outro ponto que merece destaque é à descentralização promovida pelo evento. Estão programadas diversas atividades em vários pontos da cidade. Na manhã dessa sexta (15), está programada uma oficina no Mercado do Peixe sobre manipulação do pescado, cortes e produtos com potencialidades gastronômicas. No bairro de Mãe Luíza, serão ministradas oficinas para a comunidade e o concurso de culinária caseira “Prato de Mãe”, na tarde desta sexta-feira (15). Já na Feira do Alecrim a programação está confirmada para o sábado (16) pela manhã e no Beco da Lama, a programação terá oficinas no sábado, a partir das 16:00 horas.
Carlos Eduardo abriu oficialmente o circuito, falando sobre a alegria e o orgulho da Prefeitura em organizar um evento tão expressivo. O prefeito destacou que a cidade vive um período de final de ano de efervescência na área cultural e o evento gastronômico veio para fortalecer ainda mais o Natal em Natal. O chefe do executivo municipal ficou encantado com a presença da família natalense que compareceu em peso para prestigiar a iniciativa. E afirmou que as próximas edições do circuito contarão com um apoio ainda maior da gestão municipal: “O circuito chegou para ficar e será melhor a cada ano”, concluiu.
O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes lembrou que a gastronomia pode ser considerada uma manifestação cultural muito forte em todo país. Dácio Galvão observou que a mistura de raças e povos que formou a nação brasileira criou uma culinária rica e de sabores diversificados e o objetivo do Circuito Gastronômico é valorizar essa característica existente nas cozinhas e panelas da capital potiguar: “É muito importante trazer o aspecto culinário para o Natal em Natal, pois não há nada que represente melhor a nossa cultura do que a gastronomia” observou.
A Mestre cervejeira e sommelière Fabiana DallOnder foi responsável por uma das oficinas que atraiu mais público na estreia do circuito. Ela falou sobre as cervejas artesanais no país. Fabiana destacou que o mercado de cervejas gourmet ganha adeptos a cada ano e essas oficinas ajudam a massificar mais ainda o produto para a população em geral: “ A cerveja já faz parte do cotidiano do brasileiro que deseja apreciar uma bebida com uma qualidade cada vez melhor”, disse.
O casal de natalense Cláudio e Flávia Meireles não pouparam elogios à organização do circuito, destacando a diversidade da programação que se preocupou em agradar todos os públicos. Eles aproveitaram o evento para saborear um delicioso prato português preparado em uma das tendas montadas na Praça das Flores e ficaram muito satisfeitos: “A cidade estava carente de um evento como esse e a Prefeitura está de parabéns”.
A movimentação atípica na Praça das Flores atraiu a atenção do paulista César Mendes que veio aproveitar o feriadão com a família na capital potiguar. Ele foi ao circuito acompanhado da esposa e dos dois filhos e também gostou muito do que viu. O turista ficou indeciso com a quantidade de pratos e sabores existentes e escolheu ficar com a família em um dos restaurantes instalados na Praça: “Fiquei sabendo do evento no hotel e não tive dúvida em vir. Tomei a decisão certa, pois tudo está muito bom”.

Prefeitura do Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.