domingo , dezembro 11 2016
Home / RN / Cruzeta-RN entra em colapso de abastecimento de água

Cruzeta-RN entra em colapso de abastecimento de água

A cidade de Cruzeta, localizada na região do Seridó potiguar, entrou em colapso de abastecimento de água nesta terça-feira (20). De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a baixa no nível do açude que abastece a cidade inviabiliza a continuidade do fornecimento regular de água.

Com a suspensão do abastecimento de Cruzeta, chega a 21 o número de cidades em colapso de abastecimento no estado. Além do município do Seridó, estão sem fornecimento de água os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.

Seca no RN chega ao quinto ano consecutivo com 153 cidades em situação de emergência por falta d'água (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)
Seca no RN chega ao quinto ano consecutivo com 153 cidades em situação de emergência por falta d’água (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)

Segundo a Caern, com a condição de cidade em colapso, Cruzeta passa a ser atendida agora por um esquema emergencial que será operado pela Defesa Civil junto com a prefeitura e outros órgãos. Ainda de acordo com a companhia, estudos estão sendo realizados para encontrar medidas alternativas que possam contribuir para atenuar a situação de desabastecimento na cidade.
Além das cidades em colapso, outras 73 estão com o fornecimento de água sendo garantido por meio de rodízio. Ao todo, 153 municípios potiguares estão em situação de emergência por causa da falta d’água.

Seca Verde

Em julho, o G1 publicou várias reportagens sobre os efentos da seca no estado. Entitulada ‘Seca verde marca quinto ano seguido de estiagem severa no RN’, a série mostrou a dura realidade do sertanejo, que faz da busca por água uma árdua rotina.

Do G1 RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.