segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Nacional / Jovem cearense ganha nova vida após receber transplante duplo de pulmão

Jovem cearense ganha nova vida após receber transplante duplo de pulmão

Estudante de 20 anos foi diagnosticada com fibrose pulmonar.
Jovem diz que ganhou uma nova vida e projeta concluir a faculdade.

Sara Sales, de 20 anos, recebeu o transplante duplo de pulmão no Hospital de Messejana (Foto: Divulgação ) Sara Sales,20 , recebeu o transplante duplo de pulmão no Ceará(Foto: Divulgação/ HM)
Sara Sales,20 , recebeu o transplante duplo de pulmão no Ceará(Foto: Divulgação/ HM)

A estudante Sara Souza Sales, 20 anos, diz ter ganhado uma nova vida após receber o transplante dos dois pulmões no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Ceará. A jovem comenta que agora como realizar coisas simples do dia a dia, como respirar, conversar e andar.
“”Hoje vivo com qualidade de vida e minhas expectativas, que eram mínimas, estão a mil. Agora posso respirar, conversar, andar. Coisas que têm pouco significado para a maioria das pessoas, têm muito valor para mim, como o simples ato de tomar um banho”, comemora.
Com seis anos de idade, Sara Sales foi diagnosticada com pneumonia por hipersensibilidade e aos 12 teve o diagnóstico de fibrose pulmonar. Após três anos, a estudante recebeu a notícia de que, para continuar vivendo, precisava passar por um transplante de pulmão bilateral.

“A doença fez com que os pulmões de Sara começassem a cicatrizar, assim ficaram endurecidos, diminuíram de tamanho e aos poucos ela foi perdendo a capacidade de trocar oxigênio”, explica o pneumologista Fernando Moreira, da equipe de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana.
A jovem perdeu as forças para andar e passou a se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas. A capacidade de respirar foi afetada e Sara passou a depender de oxigênio, principalmente ao fazer esforço físico. No entanto, após um ano e meio de espera, a estudante recebeu a doação dos dois pulmões.
Agora recuperada, Sara Lemos projeta realizar os sonhos de concluir a faculdade, viajar e ter uma casa. A mãe de Sara, Maria de Fátima Sales, também comemora o transplante da filha.
“Sempre recebemos um bom atendimento no Hospital de Messejana e no Albert Sabin. Sara teve os cuidados de médicos que nunca vamos esquecê-los”, lembrou.
Atualmente, 10 pacientes aguardam na fila pelo transplante de pulmão. Em 2015, quatro pacientes foram transplantados. Do início do serviço em 2011 até o mês de junho deste ano foram realizados 32 procedimentos pela equipe do Hospital de Messejana.

Do G1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.