quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / RN / Seminário marca programação para o Dia Mundial da Água

Seminário marca programação para o Dia Mundial da Água

Um seminário, que durante todo o dia vai discutir questões ligadas ao meio ambiente, vai ser realizado na próxima sexta-feira (20), no PraiaMar Hotel, em Ponta Negra. O evento faz parte da programação definida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para o Dia Mundial da Água 2015, celebrado em 22 de março, com o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

O evento, que tem entrada franca, está com a abertura marcada para as 8h e a primeira palestra será do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, que vai apresentar “Uma Visão da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil”. Na programação da manhã, ainda haverá um painel coordenado pelo secretário estadual de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Mairton França.

O professor Cícero Onofre de Andrade Neto, da UFRN, vai abrir as palestras falando sobre “Reuso de Águas e Uso de Esgoto Tratado”. Em seguida, o superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, Alvamar Costa de Queiroz, apresenta o tema “Cobertura Vegetal e a Conservação dos Recursos Hídricos”. Fechando a programação da manhã, Sérgio Luiz Macedo, do Idema, fala sobre “Qualidade das Águas Superficiais e Subterrâneas no RN”.

O segundo painel do dia, coordenado pela secretária adjunta de Recursos Hídricos do RN, Ieda Maria Melo Cortez, começa às 14h com a palestra do geólogo Carlos Magno Bezerra Cortez, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Ele vai falar sobre “Situação das Águas Envazadas”. Em seguida, o vice-presidente do Sindicato dos Economistas do RN, Sérgio Cunha de Aragão Mendes, apresenta a palestra “Análise Econômica e Consumo de Água”, encerrando o painel.

A última parte do seminário promovido pelo Governo do Estado vai apresentar três estudos de casos sobre alternativas de adaptação aos efeitos da seca. O primeiro será apresentado pela professora Régia Lúcia Lopes, do IFRN: “Projeto Campo Verde – Sustentabilidade na Administração Pública. Uma Visão do IFRN”. O segundo estudo de caso será “Monitoramento e Conflito de Gestão da Água”, a ser apresentado por Gláucia Regina Luz Xavier da Costa, do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). José Umberto Dantas de Medeiros, do Dnocs, vai apresentar o terceiro estudo de caso: “Sistema Simplificado de Abastecimento de Água”.

O engenheiro sanitarista Isaías Costa Filho, da Caern, faz a palestra de encerramento do seminário, com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. A palestra está prevista para as 17h30.

SEMANA

A programação do Governo do Estado, que conta com a participação da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema), para marcar o Dia Mundial da Água prossegue até o dia 24. No sábado, dia 21, a Cidade da Criança vai estar aberta para o público infantil, das 8h às 17h, com atividades lúdicas, apresentações culturais alusivas ao tema da água e distribuição de material educativo. Para o domingo (22), estão previstas as mesmas atividades no Parque das Dunas, das 14h às 18h.

O shopping Midway Mall, também, receberá uma programação cultural tendo uma apresentação do Coral Som das Águas na sexta-feira (20), às 18h, no sábado e domingo, no horário de almoço Heraldo e os seus mamulengos farão a alegria da criança. No dia 24, terça-feira, a OAB/RN, promove em seu auditório, o evento “Água e Desenvolvimento Sustentável: Como a Gestão da Água Pode Contribuir para o Desenvolvimento do RN”.

ACS CAERN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.