sábado , dezembro 3 2016
Home / RN / Gaste menos água e economize mais na conta de água

Gaste menos água e economize mais na conta de água

Com a chegada da época de férias e aumento do calor, cresce o consumo de água em todo o país. E cada vez mais a água se torna escassa para atender às necessidades da população das cidades. O respeito e conhecimento quanto ao uso racional do produto é uma atitude de cidadania e inteligência.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) elaborou dicas que vão fazer toda a diferença para o bom uso da água tratada nesse verão e – por que não? -, durante o ano todo. No fim, o consumidor ainda economizará nas contas de água e energia.

REDUZIR TEMPO DO BANHO

O tempo ideal para fazer a limpeza do corpo é de cinco minutos. Administre o tempo do banho: primeiro você se molha (chuveiro ligado), depois se ensaboa (registro fechado) e, em seguida, se enxágua (chuveiro ligado). E não há necessidade de abrir o registro até o limite máximo, pois a maior parte da água simplesmente é desperdiçada sem remover o sabonete e o xampu.

ESCOVAR OS DENTES

Para fazer a higienização bucal, utilize pouco creme dental, molhe a escova e feche a torneira durante a escovação. Faça o enxágue com o auxilio de um copo d’água.

LAVAR E BARBEAR O ROSTO

Abra a torneira para molhar o rosto, depois a feche e passe o creme para barba. Após se barbear, abra a torneira novamente (sem exageros) para fazer o enxágue.

VASO SANITÁRIO

Um vaso sanitário comum, que tenha válvula com tempo de acionamento de 6 segundos, utiliza de 10 a 14 litros por descarga. Verifique com frequência se sua válvula não possui defeitos e mantenha-a sempre regulada, pois caso haja problemas, o nível de gasto pode atingir até 80 litros. Além disso, não use, em hipótese alguma, o vaso sanitário como lixeira.

COZINHA

Reserve um tempo durante o seu dia para lavar a louça acumulada. Verifique se há talheres ou panelas com restos de comida e descarte os resíduos na lixeira orgânica. Em seguida, coloque talheres e itens pequenos dentro de um recipiente para que a sujeira amoleça. Quando for iniciar a lavagem, ensaboe todos os objetos (sem resíduos de comida) e, após terminar essa etapa, enxágue-os de uma vez só.

LAVAGEM DE VEÍCULOS

Um hábito que os brasileiros têm é de lavar veículos nas ruas (em frente de casa, na garagem da casa ou do prédio) com mangueiras. Uma lavagem de duração de 30 minutos, com a mangueira apenas um pouco aberta, pode gastar até 220 litros de água. Com a mangueira aberta até a metade, o gasto pode atingir 560 litros. Para reduzir esse consumo, utilize um balde e um pano para lavagem e mais um balde para o enxágue. Com essa prática, o consumo fica em torno de 40 litros.

LAVAGEM DE ROUPA

Faça o mesmo procedimento da lavagem de louça: defina um dia da semana para realizar a tarefa de lavar roupas. Em caso de peças pequenas, você pode colocá-las de molho em um balde e enxaguá-las de uma única vez. Se você possui lavadora, procure usá-la quando estiver completamente cheia e ligá-la o mínimo de tempo possível. Essa forma contribui para a redução do desperdício de água e economia na conta de energia.

JARDIM

Para poupar, é necessário molhar as plantas de manhã ou durante a noite, pois isso reduz a perda por evaporação, principalmente no verão. Para esse processo, use a mangueira com esguicho-revólver ou regadores.

PISCINA

Quem tem piscina em casa, seja ela fixa ou móvel, precisa investir na proteção superior da mesma para evitar o desperdício. Use capas para evitar que ações do sol (evaporação) e vento (sujeiras) impliquem na perda de água. Ao protegê-la, você também diminui o uso de agentes químicos para limpeza e o consumo de água na atividade de aspiração do lodo, além do próprio descarte de água (geralmente em piscinas grandes).

VIAS PÚBLICAS

Infelizmente, o hábito de lavar calçadas é comum no Brasil. Pagar a conta não nos dá o direito de usar sem consciência esse recurso que é público. Em hipótese algum use a água para limpar a área de calçadas ou ruas. Nesse caso, use vassouras para juntar e recolher resíduos encontrados e descarte-os corretamente.

ACS Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.