quinta-feira , dezembro 8 2016
Home / RN / Seminário discute serviços de reabilitação do Rio Grande do Norte

Seminário discute serviços de reabilitação do Rio Grande do Norte

 O Centro de Reabilitação Infantil/Adulto (CRI/CRA) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início ao 10º Seminário de Reabilitação do Rio Grande do Norte, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, com o tema “Centro Especializado em Reabilitação – CER: uma realidade em construção”. A abertura do evento teve a participação do Secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, que parabenizou a direção do CRI/CRA pela iniciativa do evento e pelo trabalho realizado no Centro. “Há um grande potencial naquele serviço, que é de grande importância para a população, um lugar no qual podemos perceber e zelo e a forma carinhosa com que os profissionais que lá atuam tratam os usuários”. O secretário lembrou as recentes melhorias conquistadas pelo serviço. “A habilitação como Centro Especializado de Reabilitação III mostra que vem cumprindo muito bem sua missão”.

Entre as recentes conquistas está a construção de uma nova piscina, com todos os requisitos para garantir a acessibilidade aos usuários, com conclusão prevista para o mês de dezembro. O micro-ônibus especial totalmente adaptado e equipado para o transporte de pacientes, com 18 lugares, sendo seis para cadeirantes, e espaço para o transporte de cão-guia está em fase de contratação de motoristas e estará disponível em 30 dias.

O veículo foi viabilizado pela Sesap junto ao Ministério da Saúde, num investimento de R$ 238 mil. O laboratório de genética humana foi reformado e os atendimentos devem ser retomados em 15 dias, beneficiando os pacientes de todo o estado. “O laboratório será de extrema importância, principalmente por causa do processo em fase de conclusão para habilitação em doenças raras”, explica Marilene Soares, diretora geral do CRI. “Queremos que o CRI exerça o seu trabalho, que a população conheça os serviços que ele oferece e assim possamos melhorar a cada dia o acesso e a qualidade”. O Centro realiza uma média de sete mil atendimentos por mês.

Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) são uma iniciativa do Ministério da Saúde para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de habilitação e reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde. Alguns desses centros serão totalmente construídos e outros serão qualificados por meio de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal. Entre os principais temas dos debates e conferências do 10º Seminário de Reabilitação do Rio Grande do Norte estão: “Atendimento às pessoas com deficiência: conquistas e desafios”; “Deficiência Intelectual: Diagnósticos diferenciais, conquistas e desafios”; “Cuidados em Saúde Bucal no cotidiano das pessoas com deficiência” e “Assistência à pessoa amputada: sua complexidade desde a cirurgia até a adaptação”. No encerramento da programação, na tarde do dia 30 de outubro, está previsto um momento interativo com o paratleta Fernando Fernandes (Ex-BBB), falando sobre sua história de superação.

Assessoria Sesap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.