quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / Educação / UnB inaugura estação óptica a laser de programa russo

UnB inaugura estação óptica a laser de programa russo

A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou hoje (14) a Estação Óptica a Laser Sazhen-TM-BIS, que faz parte do global navigation satellite system (Glonass) de navegação russa. A estação funciona no Centro de Informática (CPD) do campus Darcy Ribeiro, e é a primeira estação do Glonass instalada fora da Rússia.

A Estação Óptica a Laser foi instalada na UnB no ano passado como parte de um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e a Rússia para desenvolvimento de pesquisas na área aeroespacial. Este ano ainda será concluída a instalação de mais duas estações similares.

Essas estações são responsáveis por medir distâncias usadas para localizar posições na superfície terrestre, semelhantes ao global positioning system (GPS) norte-americano. Sua função é melhorar os sinais que chegam ao usuário e reduzir erros de posicionamento. Os dados recebidos pela estação serão processados no Brasil e enviados à Rússia.

De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, não só a Rússia sai ganhando com essa cooperação, pois o sistema também é importante para o Brasil. “Estamos instalando as estações em ambientes universitários, e nossa missão com essas iniciativas, além da calibragem dos satélites Glonass, é também utilizar esses laboratórios para desenvolver muitas outras pesquisas espacias”, disse ele.

Para o reitor da UnB, professor Ivan Camargo, esse é um passo para o desenvolvimento das pesquisas na universidade. “Estamos dando um passo gigantesco nessa linha de ciência e tecnologia. Fico satisfeito também porque este estudo vai se expandir para outros institutos do Brasil“, acrescentou.

De acordo com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT-UnB), a estação deve melhorar, de imediato, o sinal que chega ao usuário de serviços de navegação, como o utilizado em carros e smartphones, tornando a localização de objetos mais precisa.

Agencia Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.