segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Sem categoria / Luto na Literatura: Morre o poeta e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

Luto na Literatura: Morre o poeta e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

O escritor tinha 73 anos e deixou quatro filhos além de uma grande obra literária.

João Ubaldo Ribeiro, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, morreu nesta sexta-feira (18), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Entre suas obras, destacam-se livros como “Sargento Getúlio” e “O Sorriso do Lagarto”. Ele deixa quatro filhos.

O escritor teve uma embolia pulmonar e morreu em casa, no bairro do Leblon. Ubaldo era o sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia, sendo eleito em 7 de outubro de 1993, no lugar de Carlos Castello Branco.
João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, no dia 23 de janeiro de 1941. Trabalhou como repórter no Jornal da Bahia e como editor chefe na Tribuna da Bahia. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, o escritor não chegou a exercer a advocacia. Era também pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos).
Seu primeiro romance foi publicado em 1963: Setembro Não Faz Sentido. Já “Sargento Getúlio”, que recebeu o prêmio Jabuti na categoria Revelação de Autor, foi escrito em 1971. Já “O Sorriso do Lagarto” ganhou as prateleiras do país em 1989. A obra, em 1991, deu origem à uma minissérie da TV Globo.
Em 2008 foi reconhecido com o Prêmio Camões, criado pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988.
Em sua biografia, a ABL destaca que Sargento Getúlio, publicado em 1971, consagrou João Ubaldo e sua obra como um marco do moderno romance brasileiro, reconhecida pela crítica como uma vertente literária que sintetiza o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa. Ele escreveu romances, contos, ensaios, crônicas e literatura infantil. Suas obras foram traduzidas para 12 idiomas.
O velório de João Ubaldo será na Academia Brasileira de Letras, a partir das 10h desta sexta-feira.

Do Yahoo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.