quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / RN / Caern suspende faturamento de área atingida por deslizamentos

Caern suspende faturamento de área atingida por deslizamentos

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu o faturamento do mês de julho (equivalente ao consumo de junho) para a área de Mãe Luiza atingida pelos deslizamentos de junho, em função das chuvas que vêm ocorrendo na capital.  Segundo a Resolução 18/2014, as fortes precipitações em um curto período de tempo (330 milímetros em 48 horas) provocaram o desmoronamento de uma grande parte das ruas Guanabara e Atalaia, e dos imóveis nelas localizados.
São atendidos por esta Resolução os clientes da área atingida. O cronograma de faturamento teria leitura de consumo no dia 24 de junho, mas foi suspenso a partir de 27 de junho, e segue até a normalização da distribuição. Com os esforços dos colaboradores da Caern foi possível recuperar até o momento, 70% da normalidade do sistema de abastecimento de Mãe Luiza na região atingida, restando ações de operação nas áreas mais críticas e em outras pontuais, fora da área do acidente (30%), onde o abastecimento está sendo feito por meio de carros-pipas.
“Na medida em que a região for sendo recuperada, serão retomados o abastecimento e o faturamento”, explica o gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira. A Caern já está à disposição pare realizar os reparos definitivos, a partir do momento em que a área for liberada pela Semopi.
ABASTECIMENTO E ESGOTAMENTO
Os carros-pipas são uma medida emergencial e temporária até a normalização, e que não tem ônus para os usuários, por se tratar de uma obra oficialmente decretada em calamidade pública pelo governo municipal.  Aproximadamente 80 residências estão sem o fornecimento regular de água, em virtude da área de isolamento próxima de onde houve o desabamento. É tecnicamente inviável manter o fornecimento de água desta área. Quando o aterro for refeito pela Prefeitura, a Caern realizará a restabelecerá os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário da área.
Ainda em junho, a Caern finalizou a rede provisória de esgoto em Mãe Luiza, em substituição à estrutura que foi destruída pelos deslizamentos de terra. A rede coleta o esgoto do bairro até a rede da Av. Silvio Pedrosa, de onde segue até a Estação Elevatória de Esgotos do Relógio do Sol. Também foram realizadas interligações para a rede provisória, impedindo que o esgoto corra a céu aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.