domingo , janeiro 22 2017
As gostosas do BBB em ensaios da Playboy e Sexy
Home / RN / Caern retirou mais de uma tonelada e meia de lixo inadequado na rede de esgoto somente em junho

Caern retirou mais de uma tonelada e meia de lixo inadequado na rede de esgoto somente em junho

Foram retirados somente da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Baldo, em Natal, aproximadamente 1,56 toneladas de lixo oriundos dos mais diversos bairros.

Uma das maiores dificuldades do serviço de esgotamento realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é o descarte de lixo inadequado lançado na rede. “A cada 30 minutos ou menos, realizamos a limpeza de materiais inadequados encontrados no sistema de gradeamento, que antecede a efetiva desinfecção do esgoto”, explica Paulo Eduardo Cunha, analista ambiental da Caern e responsável pela ETE.

Para se ter uma ideia, somente em junho foram retirados somente da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Baldo, em Natal, aproximadamente 1,56 toneladas de lixo oriundos dos mais diversos bairros atendidos pelo esgotamento da capital, diz Paulo Eduardo.

A falta de consciência ambiental da população, que realiza o descarte por meio de vasos sanitários ou mesmo nas ruas, por exemplo, causa transtornos como o entupimento da rede coletora e, consequentemente, refluxo do esgoto nas residências e vias públicas. Dentre os materiais mais comuns lançados na rede de esgoto estão as fraldas descartáveis e absorventes, preservativos e cigarro.

MALEFÍCIOS

A questão vai além da poluição do meio ambiente: o vazamento de esgoto em residências e vias públicas ocasiona mau cheiro e o possível aparecimento de ratos, aumentando o risco de problemas de saúde à população. Quanto ao prejuízo causado à Caern, o lixo encontrado nas redes de esgoto pode danificar os equipamentos, o que obriga à mudança da rotina operacional nas ETEs, gerando um gasto maior com a manutenção e descarte desse lixo no aterro sanitário, o que não seria necessário se o lixo fosse eliminado de forma correta pela população. A ETE do Baldo tem eficiência próxima a 100% na desinfecção (tratamento terciário).

ACS – Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A assistente de palco do João Kleber, Dayse Brucieri
error: Você não tem permissão para usar essa função.