segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Curiosidades / Polêmica à vista: Reality show promete levar mulheres para dar à luz na selva

Polêmica à vista: Reality show promete levar mulheres para dar à luz na selva

Inspirado em vídeo que fez sucesso no YouTube, programa promete parto na natureza e sem ajuda de médicos

Polêmica à vista: Reality show promete levar mulheres para dar à luz na selva

“O que acontece quando a experiência mais louca da vida de uma mulher se torna verdadeiramente selvagem e os futuros pais decidem fazer um parto sem assistência ao ar livre?”
Essa é a proposta de um novo reality show americano Born in the Wild (algo como Nascidos na natureza selvagem), que televisionará os partos naturais feitos na selva e sem ajuda médica, conforme anunciou o canal Lifetime, nesta quarta-feira (5).

Contudo, antes mesmo de ter uma data de estreia, ele já se tornou alvo de críticas de médicos preocupados que telespectadores tentem fazer o mesmo em casa sem perceber os riscos que correm. Ron Jaekle, médico neonatal da Universidade de Cincinnati, diz que já sabe o que acontece quando as mulheres dão à luz na natureza, e não é bom.

“Eu entendo que todo mundo quer acreditar que nós queremos usar muitos procedimentos médicos e que o parto é um processo natural, mas é um processo natural que historicamente causou um número extraordinário de mortes”, afirmou o obstetra à revista Entertainment Weekly.

O canal afirma que está tomando precauções para garantir a segurança das mães e bebês. Nenhuma mãe de primeira viagem poderá participar e todas as candidatas terão que comprovar ter saúde perfeita. Ainda que o casal tenha liberdade para escolher onde quer fazer o parto, a produção vai garantir que o local esteja em um raio seguro de um hospital caso complicações apareçam. Além disso, um profissional treinado para emergências estará presente.

“Eu não estou surpreso que um médico nos critique, mas estamos tomando precauções extremas para ter certeza de que mães e filhos estejam seguros”, afirmou  o vice-presidente do Lifetime, Eli Lehrer. “Nossa presença nestes nascimentos farão com que sejam mais seguros do que se eles estivessem sozinhos.”
Inspiração
A ideia do programa surgiu a partir do parto de Simone Surgeoner (na foto), doula que filmou o parto natural (em seu sentido mais literal) de sua quarta filha. O vídeo no YouTube (assista abaixo), que mostra todo o processo de trabalho de parto até o nascimento da  pequena Perouze Seraphina na floresta australiana Daintree Rainforest, conseguiu mais de 20 milhões de visualizações desde que foi ao ar em fevereiro.

Polêmica à vista: Reality show promete levar mulheres para dar à luz na selva
A pequena Perouze Seraphina que nasceu em um riacho na presença de seu pai e irmãs (Foto: Reprodução/Facebook)

“Logo depois eu senti que toda a minha vida tinha sido uma preparação para este momento. Meu sentimento de plenitude e paz foi maior e mais profundo do que qualquer coisa que eu tenha sentido antes”, afirmou Simone no texto que acompanha o vídeo.
Lehrer diz que a história o tocou particularmente porque seu segundo filho nasceu com a ajuda de uma parteira. “Essas são pessoas que já tiveram filhos em hospitais, ficaram insatisfeitas com a experiência e escolheram viver esse momento de um modo diferente. Isso é algo que as pessoas estão fazendo e nós nos propusemos a documentar.”

Veja o vídeo

Fonte: ÉPOCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.