terça-feira , dezembro 6 2016
Home / Política / Henrique Alves lidera pesquisa de intenção de votos na pré-campanha no RN

Henrique Alves lidera pesquisa de intenção de votos na pré-campanha no RN

A pesquisa da Consult ouviu 1.700 pessoas em 58 municípios do RN

Divulgada na última segunda-feira pela 96FM e realizada pelo Instituto Consult, o levantamento  mostra Henrique Alves, pré-candidato do PMDB, com 38,24% das intenções de voto na pesquisa estimulada, isto é, naquela em que os pesquisadores apresentam um cartão com os nomes dos pré-candidatos. O vice-governador Robinson Faria, do PSD, aparece com 22,88%. O candidato do PSOL, Robério Paulino tem 0,88%; Simone Dutra (PSTU) 0,82% e Araken Farias (PSL) 0,24%. O percentual de entrevistados que responderam não votar em nenhum dos candidatos é de 21%. Já 15,94% dos entrevistados disseram que não sabem ainda em quem votarão para governador.
A pesquisa também questionou os eleitores sobre o Senado. A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) lidera a preferência com 40,35%. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) está com 27,47%. A professora Ana Célia (PSTU) está com 1,06%. A pesquisa mostrou que Roberto Ronconi (PSDC) tem 0,76% das intenções de votos. Dos entrevistados 16,47% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e outros 13,88% admitiram estar indecisos para o pleito.

A pesquisa está protocolada na Justiça Eleitoral com o número 02/2014. Foram entrevistadas 1.700 pessoas, em 58 municípios, no período de 10 a 12 de junho e tem margem de erro de 2,3% para mais ou para menos. O número de registro no TSE é  o 160/2014.
Ao analisar o resultado, o diretor da Consult, Paulo de Tarso Teixeira, chamou atenção que nos resultados da pesquisa estimulada para o Governo do Estado, 37% dos eleitores responderam que votariam em brancos, nulos ou estão indecisos. “Se formos analisar a intenção de votos apenas em Natal, os brancos, nulos e indecisos somam 40%”, destacou.
Sobre o fato de a pesquisa não ter trazido os números da rejeição, Teixeira explicou que não colocou esse quesito porque, como a governadora Rosalba Ciarlini tem rejeição elevada e ainda poderia ser candidata quando a pesquisa foi realizada, os números poderiam mascarar a rejeição dos demais pré-candidatos.

Tribuna do NOrte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.