domingo , dezembro 11 2016
Home / RN / Caern participa de audiência pública sobre investimentos do PAC

Caern participa de audiência pública sobre investimentos do PAC

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) participou na manhã desta sexta-feira (6) de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal para discutir “Os investimentos do PAC em Natal”. A Caern foi representada pela engenheira Geny Formiga, gerente de Controle de Empreendimentos, que explanou sobre as obras que a empresa vem executando na área de saneamento básico.
Geny apresentou números dos investimentos em abastecimento d’água e esgotamento sanitário na capital, dentro da orientação governamental do Sanear RN. Até 2015, Natal terá atendimento pleno em saneamento básico. Segundo a engenheira, desde 2003, a Caern executou ou está executando obras no valor de R$ 45,4 milhões em abastecimento d’água e R$ 749 milhões em esgotamento sanitário.
No que diz respeito ao abastecimento de água, praticamente todas as obras da capital estão concluídas. Atualmente, a empresa investe em pesquisas para o aproveitamento de recursos hídricos de Maxaranguape, como forma de garantir o abastecimento de Natal para as demandas dos próximos 20 anos.
OBRAS
Geny Formiga citou também dificuldades na implantação dos sistemas de água e esgotos, tal como a demora em obter a titularidade dos terrenos. Outra questão com a qual a empresa lida é o aquecimento do mercado da construção civil, com o grande número de obras, resultando em licitações desertas. Isso gera uma dificuldade de contratar empresas para executar e fornecer material para as obras.
“Um exemplo é a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jundiaí/Guarapes, cujo edital lançamos em setembro do ano passado e não conseguimos contratar”, comentou, adiantando que um novo edital será lançado brevemente. Além da Caern, participaram da audiência pública, proposta pelo vereador Hugo Manso Junior, representantes da Prefeitura de Natal, da Caixa Econômica Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, e líderes comunitários de vários bairros de Natal.
ACS Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.