terça-feira , janeiro 24 2017
Home / Política / Vereadores de Natal questionam na justiça quem ficará no comando da prefeitura de Natal

Vereadores de Natal questionam na justiça quem ficará no comando da prefeitura de Natal

Dois vereadores de Natal entraram com uma ação na Justiça para questionar quem está no comando da gestão municipal durante os doze dias de viagem do prefeito Carlos Eduardo a Europa, embarque que ocorreu na última quarta-feira. Fernando Lucena (PT) e Maurício Gurgel (PHS) pediram judicialmente que seja indicado quem responderá pelo município nesse período.

A dúvida surgiu porque na ausência do prefeito, comunicada à Câmara, quem deveria assumir era a vice-prefeita, Wilma de Faria (PSB), mas ela não aceitou porque  será candidata ao pleito deste ano e, por isso, já cumpre o prazo da desincompatibilidade. Situação semelhante vivida pelo presidente da Câmara, vereador Albert Dickson (PROS), que será candidato a deputado estadual na eleição de outubro.
“A cidade não pode ficar sem prefeito. No meu entendimento, Wilma está inelegível porque ela não renunciou ao cargo de vice-prefeita e, portanto, com a ausência do prefeito ela é a gestora”, disse Fernando Lucena.
Ele lembrou que em 2012, com  a então prefeita Micarla de Sousa afastada do cargo por decisão judicial, o vereador Edivan Martins renunciou ao cargo de presidente da Câmara Municipal porque, na época não podia assumir a prefeitura de Natal. Com isso, Ney Lopes Júnior, vice-presidente, foi alçado a condição de presidente e se tornou prefeito em exercício.
“Wilma (vice-prefeita de Natal Wilma de Faria) está inelegível ou terá que renunciar ao cargo com data retroativa”, ressaltou o vereador do PT. A ação foi assinada pelo advogado Pablo Pinto e deverá ser julgada pelo magistrado de plantão, já que hoje é feriado na Justiça Estadual.

A VIAGEM

O prefeito Carlos Eduardo embarcou, esta semana, para sua primeira viagem administrativa internacional. Ao lado do secretário adjunto de Turismo, Murilo Felinto, o gestor terá reuniões na área de turismo.  Entre as reuniões, há uma na Casa do Brasil em Madrid com o diretor de Relações Institucionais da Air Europe, Manoel Panadero Lopes. A companhia aérea já opera oito freqüências semanais para o Brasil, sendo cinco para São Paulo e três para Salvador, e está interessada em ampliar as bases no Brasil, inclusive com a possibilidade de fazer um voo conjugado com destino final em Buenos Aires (atualmente a companhia tem um voo Madrid-Salvador-Santiago). A intenção do prefeito é trazer essa nova frequência semanal da empresa para Natal. A reunião foi agendada pelo secretário adjunto de Turismo, Murilo Felinto, que acompanha o prefeito na viagem, por meio do diretor geral da Casa do Brasil em Madrid, o natalense Cassio Romano.
De Madrid, Carlos Eduardo e Murilo Felinto, seguem para Lanzarote, nas Ilhas Canárias, a convite do governo da ilha, uma região Autônoma da Espanha. Com 120 mil leitos, as Canárias é um dos principais destinos turísticos da Europa e no primeiro trimestre deste ano superou a marca dos três milhões de turistas estrangeiros. Lá, Carlos Eduardo irá fazer uma palestra sobre as potencialidades de investimentos em Natal e terá encontros com empresários do ramo turístico. Está agendada ainda uma reunião com o diretor de Turismo de Lanzarote, Héctor Fernandez, e representantes da Operadora alemã Tui Travel, um dos maiores grupos de turismo do mundo, que recentemente investiu no Brasil na compra do site Mala Pronta.com.

Tribuna do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As gostosas do BBB em ensaios da Playboy e Sexy
error: Você não tem permissão para usar essa função.