sábado , dezembro 3 2016
Home / RN / Recuperação de canteiros, plantio de mudas e “agricultura urbana” deverão tornar Currais Novos uma cidade “mais verde”

Recuperação de canteiros, plantio de mudas e “agricultura urbana” deverão tornar Currais Novos uma cidade “mais verde”

 

Criar espaços verdes na zona urbana de Currais Novos é uma das ações já desenvolvidas pela Prefeitura Municipal com o objetivo de tornar a cidade mais bela e com clima mais ameno através do plantio de mudas de plantas nativas. O tema foi destacado no programa “Acontece em Currais Novos” desta terça-feira (29) pelo Prefeito Vilton Cunha. “A recuperação dos canteiros irá contemplar o plantio de grama e fruteiras, que é um pedido da população para tornar estes espaços mais bonitos”, disse. Desde o ano passado, em parceria com organizações e empresas, a gestão municipal vem distribuindo mudas de espécies como Sabiá, Cumaru, Angico, Craibeira, Ipê Roxo e Amarelo, Jucá, Juazeiro, Tamarindo, Caju, Craibeira, e o Nim, árvore indiana que tem rápido crescimento e é de fácil adaptação ao clima da nossa região. A distribuição é feita gratuitamente pela Coordenação de Meio Ambiente do Município, através da Secretaria de Agricultura, que também é responsável pelos cuidados dos canteiros e podação de árvores em frente à residências. “Todo cidadão é convidado para contribuir com a arborização da zona urbana e rural, que foi tão castigada com a seca, mas que já está se recuperando”, comentou Vilton.

A colaboração da população para manter os canteiros limpos deve ser constante, como disse o prefeito durante o programa. “Pedimos que restos de material de construção e metralhas não sejam despejados nestes locais, o que torna a tarefa da limpeza mais complicada”, afirmou. Sobre a poda, diariamente são solicitados entre 6 a 10 pedidos para este serviço que é realizado por uma equipe pequena mas que vem desempenhando um bom trabalho. Um dos projetos que a gestão municipal está buscando é a parceria com a CHESF para desenvolver a “agricultura urbana”, ou seja, ocupar espaços públicos cobertos por redes de alta tensão para promover a agricultura comunitária e solidária, ação esta já desenvolvida nos grandes centros urbanos. A agricultura urbana estimula a produção orgânica de alimentos como: hortaliças, ervas medicinais, ervas aromáticas e plantas ornamentais, por exemplo.

Assecom Currais Novos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.