segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Educação / UFRN promove encontro sobre ensino de música para deficientes visuais

UFRN promove encontro sobre ensino de música para deficientes visuais

image

O I Encontro Sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual teve a sua abertura oficial realizada na manhã desta segunda-feira, 4 , no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). A vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, ressaltou a importância do evento e frisou que “a expressão artística é uma forma de inclusão”.

O Grupo Esperança Viva (Flauta doce), composto por deficientes visuais, abriu o encontro, tocando clássicos da MPB, como “Asa Branca” do mestre Luiz Gonzaga e “Anunciação” de Alceu Valença, além de “Love me Tender”, um sucesso internacional do cantor Elvis Presley.

Ao final da apresentação, a vice-reitora falou emocionada que “a música é sinônimo de alegria e esperança”. “Esse primeiro encontro é um momento histórico dentro da nossa Instituição, pois estamos sentindo uma enorme alegria e visualizando novas possibilidades pedagógicas para facilitar a vida de pessoas com necessidades especiais, por meio desses projetos realizados na Escola de Música”, disse a vice-reitora.

Para a coordenadora do evento, professora de música e educação especial, Catarina Shin Lima de Souza, muito se tem falado ultimamente sobre a educação inclusiva em nosso país e a busca de processos que ampliem a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Segundo Catarina, “a ideia desse encontro partiu da necessidade de partilhar conhecimentos e de ter uma melhor interação entre os discentes”. Ela finalizou sua participação afirmando que “a deficiência não limita a pessoa, mas sim, o preconceito”.

O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de música e da tecnologia assistiva, possibilitando um importante espaço de discussão e reflexão em torno de questões atuais em relação ao ensino de música para pessoas com deficiência visual, socializando a importância da música para inclusão social.

A abertura do encontro, que é uma realização da EMUFRN, contou com a presença de Francisco Ricardo Lins, presidente da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial (CAENE); Edna Maria da Silva, pró-reitora de Pós-Graduação (PPG); Adelardo Adelino Dantas de Medeiros, pró-reitor de Graduação (PROGRAD); Jorge Falcão, pró-reitor adjunto de Pesquisa (PROPESQ); e Edmilson Lopes Júnior, pró-reitor de Extensão (PROEX) da UFRN.

Encontro

A programação segue até sexta-feira, 8, na Escola de Música, e contará com mesas-redondas, palestras e minicursos com profissionais de renome nacional, que além da capacitação docente e discente no atendimento a alunos com deficiência visual em formação musical, pretende-se instigar profissionais da área tecnológica no conhecimento e possível criação de novos recursos tecnológicos em prol da acessibilidade cultural e educacional das pessoas com deficiência visual.

UFRN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.