quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / RN / Duas mil residências em Mossoró são beneficiadas com elevatória no Planalto 13 de maio

Duas mil residências em Mossoró são beneficiadas com elevatória no Planalto 13 de maio

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está enviando comunicados aos moradores das ruas do Alto de São Manoel, em Mossoró, autorizando a ligação dos imóveis à rede de esgotos. A cobertura na área foi possível com a entrada em funcionamento da Estação Elevatória de Esgotos do Planalto 13 de Maio. O bairro do Alto de São Manoel passou a ser totalmente atendido pelo serviço de coleta de esgotos, sendo a nova Elevatória responsável por 50% da coleta do local.

A obra da Caern, ao destinar corretamente os efluentes, ajuda na despoluição do Rio Mossoró, assim como garante mais qualidade de vida e saúde para os moradores da região atendida. Além de atender parte do Planalto 13 de Maio, também está sendo contemplada parte da Alameda dos Cajueiros e todo o Papouco. E os outros 50% já vinham sendo atendidos pela Caern. O investimento total no esgotamento sanitário do Grande Alto de São Manoel é de mais de R$ 20 milhões, beneficiando mais de 30 mil pessoas.

O local da Elevatória é o final da rua 1º de maio e o rio Apodi/Mossoró, onde está a casa de comando e tanque de reunião (aonde os efluentes são reunidos). De lá, por bombeamento, os esgotos coletados são bombeados até outra Elevatória, na rua Pedro Ciarlini e, então conduzidos para a Estação Elevatória da Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa), até chegar por bombeamento à Estação de Tratamento de Esgotos do Rincão.

Com o novo equipamento cabe à população atendida pela coleta fazer a ligação até a rede da Caern, tendo em vista que após trinta dias de aviso de ligação é iniciado automaticamente o faturamento. A tubulação de esgotos passa nas ruas dos bairros e é responsabilidade do usuário fazer a ligação. Por este motivo, a Caern começou a distribuir panfletos para as pessoas beneficiadas informando sobre a ativação da rede de esgotos. Quem não fizer a ligação estará descumprindo a legislação ambiental.

Diversas ruas estão contempladas com o serviço, entre elas, a Maria Neura de Melo, 2 de Maio, Presidente Dutra, Souza Pinto, Francisco Holanda, 10 de Dezembro, Genésio Xavier Rebouças, Chico Linhares, Aristides Rebouças, Chico Pedro, Raimundo Jovino, Vereador José Bernardo, entre outras. Após receber o comunicado em sua residência, o morador pode ir até ao escritório da Caern no Alto de São Manoel para obter mais informações. O escritório fica na rua Manoel Alves de Oliveira, sn, em frente a Magnos Peças. O telefone do escritório é o 3315-4636.

Após o recebimento do aviso, o morador tem o prazo de 30 dias para fazer a ligação à rede de esgoto. Caso o morador ignore o aviso o fato pode ser comunicado à Promotoria do Meio Ambiente para que medidas legais sejam adotadas. Os moradores da rua 1 de Maio, aonde está localizada a Elevatória de Esgotos, são diretamente beneficiados porque o esgoto normalmente transbordava nas imediações da mesma e a água servida corria a céu aberto. A coleta e tratamento de esgotos, além de contribuir para um meio ambiente, representa mais qualidade de vida e saúde para os moradores de Mossoró.

Dentro do conjunto de medidas tomadas pela Caern para ativação do novo equipamento foi a desativação da antiga fossa que atendia os moradores do Inocoop do Alto de São Manoel. Na época da entrega do conjunto, uma fossa para atender os moradores foi construída e após a conclusão do conjunto entregue a Caern para operação. Com a entrada em funcionamento da Elevatória, a fossa não mais tem objetivo.

Localizada no cruzamento da avenida Paulo Dumaresq com a rua Bodoca, o equipamento foi desativado. A equipe da Caern esteve no local para fazer a ligação da tubulação que passa a conduzir os efluentes até a Elevatória do Planalto 13 de Maio.

ACS Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.