terça-feira , dezembro 6 2016
Home / RN / Caern inicia ligações de saneamento em Nova Descoberta e adjacências

Caern inicia ligações de saneamento em Nova Descoberta e adjacências

image

Mais de dez mil famílias de Nova Descoberta e parte da Lagoa Nova, incluindo conjunto Potilândia, na capital potiguar, já dispõem do serviço de saneamento, com obra concluída em outubro pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A obra foi executada dentro do plano de ação Sanear RN, com investimento de R$5,95 milhões.

Assim, não será mais necessário, nem permitido, o uso de fossas ou sumidouros. A Unidade de Cadastro da Regional Natal Sul da Caern está enviando um aviso de ligação de esgoto para os proprietários de cada um dos 10.461 imóveis contemplados. Cada proprietário ou morador que receber o aviso deve providenciar – por conta própria – a interligação do esgoto domiciliar (dentro do imóvel) até a caixa localizada na calçada ( já implantada gratuitamente). Desta caixa externa, os dejetos são levados à rede coletora central.

“Da data do recebimento do aviso, o proprietário tem 30 dias para executar o serviço, que necessita da contratação de um pedreiro. A partir de dezembro (próxima fatura) seguinte em diante, será cobrada a taxa pelo serviço de esgotamento, correspondente a 70% do valor faturado da água no mês”, explica o gestor da Unidade de Cadastro, Fiscalização e Combate à Fraude da Regional Natal Sul, Jordas Barbalho.

A Companhia ressalta que o esgotamento sanitário é uma ação de saúde pública, que traz benefícios também estéticos e, principalmente, ao meio ambiente, evitando a poluição do lençol freático, que abastece os mananciais da cidade, de onde sai a água consumida.  Por isso, o cliente que não realizar a ligação do imóvel ao sistema coletor de esgotos, além de pagar pelo serviço, estará sujeito às sanções impostas pela legislação de proteção ao meio ambiente.

Com base na Lei Federal 11.445/77 e por determinação da Arsban (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal), a Caern deve notificar o usuário infrator aos órgãos de proteção ambiental, saúde, e Ministério Público, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

ACS Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.