segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / RN / Caern esclarece sobre suas competências em saneamento

Caern esclarece sobre suas competências em saneamento

image

Tendo entre suas atribuições o tratamento e abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) também tem recebido com regularidade registros de pedidos ou denúncias sobre serviços que não são de sua responsabilidade. Essas demandas sempre chegam à empresa por meio da Ouvidoria ou do telefone 0800, canais destinados ao atendimento da população.

De acordo com o gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Vital Teixeira, isso acontece porque algumas pessoas confundem as competências de entes públicos que atuam no saneamento básico da cidade ou do Estado. O saneamento compreende o abastecimento d’água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos. Desses, somente os dois primeiros são da alçada da Caern. A drenagem de águas pluviais e o manejo de resíduos sólidos são de responsabilidade da administração municipal.

Ocorrências com essas demandas acontecem com maior freqüência, por exemplo, nos meses de final de ano, período de férias e próximo ao verão, quando o esgotamento de piscinas em residências é feito jogando-se a água na rua. Além de ser uma irregularidade, visto que o Código de Obras de Natal proíbe que se jogue água nas ruas, o problema é confundido com vazamentos de tubulações da Caern.

Em outros casos, lembra Lamarcos, a água servida jogada na via pública é confundida com vazamento de tubulação de esgotos. Tanto no caso do esgotamento de piscinas quanto nas ocasiões em que alguém joga água servida de pias e lavanderias nas ruas, a fiscalização cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Há ainda ocasiões de ocorrências de chuvas na cidade, em que galerias pluviais obstruídas provocam alagamentos. Como se trata de problema com o sistema de drenagem da cidade, quem quiser solicitar os serviços para desobstrução deve procurar a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

REVISTA SANEAMENTO AMBIENTAL

Caern integra ranking das 20 maiores empresas de saneamento do país

 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aparece entre as 20 principais empresas de saneamento do país, em ranking que considera a receita operacional líquida de 2012. O levantamento está na edição especial da revista Saneamento Ambiental, publicação especializada na área de saneamento, que traz as 80 maiores empresas brasileiras na área, entre públicas e privadas.

A Caern está em 19º lugar no ranking. Se considerada apenas a categoria das empresas estaduais de saneamento, a Caern sobe para a 14ª posição. A receita operacional líquida da Caern em 2012 foi de R$ 380.527.804. No ranking da edição especial da revista Saneamento Ambiental, a empresa potiguar está à frente das companhias de Estados como o Piauí (Agespisa), Tocantins (Saneatins), Maranhão (Caema), Mato Grosso do Sul (Sanesul) e Alagoas (Casal).

ACS – Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.