domingo , dezembro 4 2016
Home / Nacional / Vendas de smartphones quase triplicam no Brasil em três anos

Vendas de smartphones quase triplicam no Brasil em três anos

Em 2010 apenas 4,5% dos brasileiros possuíam um smartphone, hoje o número é de 12,6%, de acordo com estudo realizado pelo instituto de pesquisa Kantar Wordpanel. O relatório divulgado pela empresa mostra o crescimento de vários produtos de telecomunicações, desde smartphones até serviços.
Telefonia fixa foi o único item que apresentou queda, enquanto Smartphones continuam em alta

Vendas de smartphones quase triplicam no Brasil em três anos

Outro aparelho que se tornou mais popular com o passar desses três anos é o tablet. O crescimento foi maior que o do smartphone, no entanto, ele partiu de uma base muito próxima do zero. Há três anos apenas uma fatia de 0,1% da população brasileira tinha esse gadget, hoje a porcentagem é de 1,1%.

A Kantar também analisou os aparelhos com display touchscreen, de modo geral – o que inclui, por exemplo, feature phones com a tecnologia. Eles viram sua participação subir de 4,8% para 19,6% no período em questão.

Entre os serviços de telecomunicações a maior alta foi da TV por assinatura. Em 2010 apenas 22% das casas brasileiras contavam com o serviço, hoje são 36,8%, o que representa uma variação de 74,9%, de acordo com a Kantar Wordpanel.

Já a internet banda larga saltou de 37,1% para 50,2%, tendo variação de 41,7%. Por fim aparece a telefonia fixa, único item analisado no estudo que teve queda na popularidade. Há três anos ela estava presente na casa de 47,5% dos brasileiros, e nos dados mais recentes o número caiu para 34,8%, resultando em uma variação de -23,3%.

Internet móvel também está em alta

A internet móvel não foi analisada nesse estudo, mas outros relatórios de empresas de pesquisa já confirmaram o crescimento deste tipo de serviço. No começo do mês a associação 4G Américas divulgou uma previsão para o mercado brasileiro. De acordo com ela, a porcentagem de linhas telefônicas móveis com o serviço vai saltar dos atuais 22% para 74% até 2017.

Baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.