sexta-feira , dezembro 9 2016
Home / Educação / Alunos do Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN são destaques em feira no Sul do país

Alunos do Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN são destaques em feira no Sul do país

O Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN fez valer a tradição de ganhar premiações em feiras tecnológica e voltou de Novo Hamburgo, Rio Grande Sul, com prêmios e credenciamento para feiras do gênero. Seis trabalhos do IFRN, sendo cinco do Câmpus e um do Câmpus João Câmara, representaram o Rio Grande do Norte na 26ª edição da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento aconteceu até a última sexta-feira (25) e é uma das maiores mostras educacionais realizadas no Brasil.

image

Na oportunidade, o projeto "Regeneração de Adsorvente Oriundo de Biomassa Poluidora – dessorção de íons metálicos" conquistou o quarto lugar, com direito à medalha e certificado, na área de Bioquímica e Química. O trabalho testou condições para regenerar e reutilizar um agente adsorvente (pó insolúvel capaz de absorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície) oriundo de resíduos sob diferentes condições experimentais. Após essa remoção, certos metais podem ser aproveitados em outras aplicações e o material adsorvente (a quitosana, neste caso) pode ser tratado adequadamente para ser reutilizado em processos semelhantes. Sob a coordenação do professor Roberto Lima, a equipe de trabalho é composta pelos alunos Andreon Souza, João Lucas e Douglas Lima.

O projeto "ECO Brise – Conforto e Eficiência Energética para Ambientes" também se destacou no evento. Os alunos do curso técnico em Eletrônica Allyson Borges, Caio Celso Azevedo e Joatã Oliveira ganharam o Prêmio Intel de Tecnologia e o credenciamento para a Intel International Science Fair (Feira Internacional de Ciência Intel – FSI), que acontece em novembro de 2014, em Los Angeles, Estados Unidos. O projeto consiste na confecção de um brise-soleil, que é um dispositivo arquitetônico para paredes ou janelas no intuito de diminuir a incidência direta de radiação solar, evitando assim a concentração excessiva de calor em ambientes internos. A orientação do trabalho ficou por conta de Marcus Vinícius Fernandes e a coorientação por Pedro Ivo Nascimento e Aécio Farias.

Também representaram o IFRN os projetos "Green Hall: Brise Vegetal Autossuficiente", "Rosquinha Sustentável: Uma Alternativa Social para o Consumo de Energia no IFRN-ZN" e "Estudo de Adsorção em Quitosana, de Íons Cobre II Presentes na Água Produzida do Petróleo", do Câmpus Natal-Znona Norte, e o "Konnect", do Câmpus João Câmara.

IFRN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.