sábado , dezembro 10 2016
Home / Educação / MEC divulga notas de cursos superiores avaliados pelo Enade 2012

MEC divulga notas de cursos superiores avaliados pelo Enade 2012

Segundo balanço, 30% estão abaixo de um critério mínimo exigido

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, na tarde desta segunda-feira (7), as notas dos 7.228 cursos superiores avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2012. De acordo com balanço apresentado na manhã de hoje pela pasta, 30% estão abaixo de um critério mínimo de qualidade exigido.
Segundo o balanço, 43,9% tiveram nota mínima 3. Os cursos bem avaliados, com nota 4 e 5, somaram 24,4%, e 1,8% dos cursos não tiveram o conceito analisado. Separando entre instituições públicas e privadas, as que obtiveram nota abaixo da média ficaram com 18% e 31,8%, respectivamente.
As instituições ganharam acesso preliminar aos dados do Enade 2012 no dia 15 de setembro, quando puderam se manifestar sobre a realização do exame e o final da prova.

Clique aqui e confira o resultado do Enade 2012 por instituição de ensino

Avaliações
Em 2012, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
Em todo o País, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.
O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons. A avaliação é feita a cada três anos.
Em 2013, a prova será aplicada no dia 24 de novembro. Nesta edição, será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Do R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.