sexta-feira , dezembro 2 2016
Home / RN / Caern vai colocar em funcionamento lagoa na ETE Cajazeiras em Mossoró

Caern vai colocar em funcionamento lagoa na ETE Cajazeiras em Mossoró

image

A primeira lagoa de um total de seis que vão ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos Cajazeiras, em Mossoró, será colocada em funcionamento na próxima semana. Os funcionários da Constem Engenharia, contratada da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), trabalham nas lagoas fazendo a recuperação que envolve o revestimento dos taludes internos em concreto e execução do meio-fio.

Estão sendo investidos com recursos próprios R$ 750 mil nesta obra, que irá ampliar a capacidade de tratamento de esgotos de Mossoró. O Sistema Cajazeiras atende todos os bairros da cidade com exceção do Grande Alto de São Manoel. Atualmente, estão em funcionamento dois módulos compostos por seis lagoas de estabilização. A obra em andamento está recuperando dois módulos, que serão colocados em funcionamento com mais seis lagoas. Os dois módulos foram construídos na década de 70 e estavam desativados em função da grande quantidade de areia que assoreou o local, além dos danos provocados por chuvas ocorridas ao longo dos anos.

Por causa dos danos no antigo sistema, a Caern providenciou a obra de recuperação das lagoas para ampliar a capacidade de tratamento de esgotos da segunda maior cidade do Estado. Um conjunto de medidas foi tomado para garantir a melhor operacionalização dos efluentes. Em junho passado, a Regional da Caern em Mossoró colocou em funcionamento a Caixa de Areia, equipamento utilizado para separar os efluentes líquidos dos detritos que chegam para tratamento nas lagoas de Cajazeiras.

Este equipamento permite que o lixo conduzido dentro da tubulação fique preso às grades e não passe para as lagoas, e impedem a passagem de sólidos para o sistema de tratamento. A Caixa de Areia foi projetada para atender o conjunto de lagoas, incluindo as que estão em recuperação. O lixo jogado indevidamente pelo usuário no sistema de esgoto é levado na tubulação e vai parar no sistema de tratamento erroneamente, uma vez que jogar lixo na tubulação aumenta a demanda de manutenção por parte da Caern.

Em agosto, a Estação de Tratamento de Esgotos Cajazeiras passou a receber dois emissários (tubulações) que conduzem esgoto bruto de diversos bairros mossoroenses. O emissário antigo, conhecido como Emissário da Alberto Maranhão, conduz os efluentes dos bairros Doze Anos, parte do Bom Jardim, parte do Santo Antônio e Nova Betânia até o tratamento. O novo emissário leva os dejetos dos bairros Centro, Boa Vista, Alto da Conceição, Pereiros, Alto do Xerém, parte do Bom Jardim, parte do Santo Antônio e Paredões até Cajazeiras.

O tratamento nas lagoas de estabilização é do tipo biológico. O esgoto da forma como é recolhido das residências, segue para as lagoas de tratamento, que recebem o nome de facultativa e de maturação. A permanência dos efluentes no sistema permitem que as bactérias presentes no líquido coletado retirem as impurezas da água.

ACS Caern

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.