domingo , dezembro 4 2016
Home / Educação / Aluna de Alexandria é escolhida para representar o RN no Programa Jovem Senador

Aluna de Alexandria é escolhida para representar o RN no Programa Jovem Senador

Anunciada a vencedora da etapa estadual do Concurso de Redação do Senado Federal – Programa Jovem Senador. Pelo terceiro ano consecutivo uma jovem representará o Rio Grande do Norte em Brasília. Após uma criteriosa seleção que envolveu técnicos de diversos setores da Secretaria de Estado de Educação, a redação “O Brasil somos nós”, escrita por Danielle Pereira de Almeida, foi a selecionada como o melhor texto, dando a autora o primeiro lugar e a vaga como jovem senadora da República.

Danielle Pereira - Aluna de Alexandria é escolhida para representar o RN no Programa Jovem Senador

Danielle é aluna da Escola Estadual 7 de Novembro, localizada na cidade de Alexandria, região oeste do Estado. Em seu texto a vencedora mostra como a democracia conduz o país, pois por meio desta, segundo a autora, “através de nossas escolhas que definimos os rumos do país.” E para isso três princípios devem ser observados: “cidadania, democracia e participação” afirmou Danielle ao concluir seu texto. (Confira a integra do texto abaixo.)

O Programa Jovem Senador entra em sua 3ª edição. Desde 2011, como parte da premiação, os alunos tomam posse como jovens senadores e durante três dias simulam como funciona o processo legislativo e formulam leis que podem chegar a serem sancionadas pela Presidência da República. Fora isso os alunos são premiados com uma viagem a Brasília, um notebook, medalha e certificado.

A Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM) é o órgão responsável dentro da Secretaria de Educação pela execução do projeto, que desde 2008 vem sendo realizado. O coordenador estadual do programa, Rômulo Augusto Soares Gurgel, falou sobre o processo de escolha da redação finalista: “Foi difícil a escolha da redação, pois todas estavam com uma argumentação coerente com o tema, escrita de acordo com a norma culta e com um forte entendimento da proposta que a redação, que era a busca pelo espaço na sociedade e neste fazer sua voz presente. Danielle (a selecionada) conseguiu traduziu tudo isso de forma simples e teve a aprovação da banca de jurados. Mais uma mulher que representará nosso Estado em Brasília, pela terceira vez consecutiva.”

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18 de novembro no Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerrada com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Danielle Pereira - Aluna de Alexandria é escolhida para representar o RN no Programa Jovem Senador

Confira a classificação dos três primeiros lugares do Estado:

Primeiro Lugar

Danielle Pereira de Almeida

Título da redação: O Brasil somos nós.

Escola Estadual 7 de Novembro

Cidade: Alexandria (15ª DIRED)

Segundo Lugar

Natália Pereira Fernandes

Título da redação: Juventude e Cidadania.

Escola Estadual Padre José de Anchieta

Cidade: Serra do Mel (12ª DIRED)

Terceiro Lugar

Nayra Letícia da Silva Monteiro

Título da redação: O papel da juventude no processo democrático do país.

Escola Estadual Basílio Batista de Araújo

Cidade: Timbauba dos Batista (10ª DIRED)

http://www.rneducacao.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.