quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / Empregos / Currículo mal elaborado acaba com chances de emprego. Veja o que fazer

Currículo mal elaborado acaba com chances de emprego. Veja o que fazer

O trabalhador deve apresentar de forma clara e objetiva as realizações profissionais

currículo

currículoGetty ImagesCurrículos com erros de português são vistos de forma negativa

O currículo é o primeiro contato com o selecionador. Quando é bem feito, abre portas para novos empregos e oportunidades. Mas, ao contrário, pode acabar com as chances de uma contratação.

A Catho, site de empregos líder no Brasil, dá algumas dicas para os trabalhadores que querem elaborar um currículo atraente. O primeiro passo é apresentar de maneira clara, objetiva e sucinta as principais realizações e resultados obtidos durante sua trajetória profissional.

Estão sobrando vagas! Confira os setores que mais buscam profissionais no Brasil

Segundo a empresa, todos os currículos devem conter os dados pessoais (nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail), um objetivo (neste caso, pode colocar o cargo desejado ou apenas a área, por exemplo: "Objetivo: Área Administrativa"), a formação acadêmica, a experiência profissional, o nível de conhecimento em Idiomas (caso possua), algum curso realizado e os conhecimentos específicos em informática.

De acordo com os especialistas da Catho, outro ponto importante são os dados para contato, que devem estar logo no início do currículo.

— Sem eles os selecionadores não poderão contatá-lo.

Outras dicas

— Inclua apenas um objetivo profissional: cargo ou área de interesse. Isso demonstrará que o profissional tem foco em sua carreira;

— Fique atento à digitação e ortografia: currículos com erros de português são vistos de forma negativa pelo selecionador;

— Ressalte as atividades mais relevantes desenvolvidas nas empresas em que trabalhou e os resultados obtidos;

— Evite citar no currículo atributos e qualidades, como "sou otimista, organizada e comunicativa". O selecionar avaliará estas características no processo seletivo;

— O currículo deve ser sucinto, não apenas por facilitar a leitura, mas sim pelo trabalho intelectual de lógica e de síntese empregados em sua produção;

— A foto só deve ser utilizada por profissionais que trabalham diretamente com a imagem. Neste caso é essencial a escolha de uma foto de boa resolução (de preferência 3×4), com fundo neutro e passando uma imagem profissional. Lembre-se que a foto deve reforçar a boa imagem passada pelo seu currículo;

— Cite no currículo os cursos que realizou e que são relacionados à área de interesse, bem como vivência internacional, caso possua.

E quem não tem experiência?

De acordo com a Catho, para se diferenciar dos inúmeros candidatos que concorrem aos postos de trainees e estágio é preciso ir além dos requisitos mínimos, que são domínios em idiomas, conhecimentos em informática e bom relacionamento.

— É preciso mostrar que fará a diferença sendo contratado. Esses profissionais devem mostrar segurança de seus objetivos na hora da entrevista. Passar credibilidade no contato com o entrevistador é fator decisivo na hora da seleção.

Assim, a dica é mostrar interesse na vaga e na empresa. Procurar mostrar ao selecionador que você tem foco na carreira e está cheio de vontade de trabalhar e crescer profissionalmente. Uma boa saída é ficar atento aos programas de Trainee e estágio que são divulgados periodicamente em sites e murais de faculdade/escola.

Dicas

— Defina em que área quer atuar. No campo “Objetivo”, coloque apenas a área de interesse. Ex.: Área Administrativa ou Área de Marketing (não é interessante especificar o cargo, pois o candidato não possui uma atuação profissional definida).

— Crie um item “Resumo de Qualificações”, em que o candidato irá citar em tópicos conhecimentos acadêmicos e atividades práticas que tenha desempenhado e que estejam relacionadas à área de interesse. É neste item que o candidato vai colocar os conhecimentos adquiridos que podem agregar valor ao trabalho a que ele está se aplicando.

— Considerando que o candidato estará em busca do primeiro emprego, o tópico “Experiência” dever ser excluído, e a ênfase precisa estar na descrição destas qualificações.

Do R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.