sábado , dezembro 10 2016
Home / RN / Sesap confirma 2.662 casos de dengue no RN em 2013

Sesap confirma 2.662 casos de dengue no RN em 2013

Do início do ano até o dia 15 de junho, foram notificados no Rio Grande do Norte, 9.543 casos suspeitos de dengue, sendo 2.662 casos confirmados até o momento.  Os dados referentes à Semana Epidemiológica nº 24 foram divulgados nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue.
No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 26.792 e 10.443, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos.Do total de municípios do RN, 56 apresentam baixa incidência da doença, 33 estão com média, 54 com alta e 24 com incidência silenciosa.
Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.102), Natal (1.060), Currais Novos (493), Parelhas (482) e Parnamirim (380).

A Sesap alerta que a prevenção e o combate ao mosquito precisam ser mantidos durante todo o ano. É importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação da secretaria é que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo. É fundamental não tomar remédio por conta própria, pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico, devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais.

Tribuna do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.