sexta-feira , dezembro 9 2016
Home / Educação / Dilma sanciona Universidade Federal do Cariri nesta quarta

Dilma sanciona Universidade Federal do Cariri nesta quarta

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, sanciona a lei que cria a Universidade Federal do Cariri, nesta quarta (05). O PL 2208/2011 tramitou durante dois anos na Câmara dos Deputados e, devido à solicitação de urgência feita pelo senador Inácio Arruda, foi votado em apenas um dia no Senado Federal. A cerimônia de sanção acontecerá às 15h, na sala de Audiência do Palácio do Planalto.

A região do Cariri será uma das regiões beneficiadas com uma Universidade Federal. A proposta, relatada pelo senador Inácio Arruda, prevê que a universidade seja criada por desmembramento da Universidade Federal do Ceará, para atender à nova região. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá sede no município de Juazeiro do Norte e beneficiará uma população de mais de um milhão de pessoas. “O nosso parecer, portanto, é favorável a essa conquista, que é do Ceará, mas, quero dizer, com grande impacto também na Paraíba, em parte de Pernambuco e mesmo do Piauí, porque é uma região que abrange uma parte significativa desses quatro Estados da Federação. Assim, o nosso parecer é favorável e parabéns ao povo do Cariri, que recebe esta Universidade Federal”, destacou Inácio.

Com a criação da Universidade, ainda de acordo com o senador Inácio Arruda, será possível aproveitar as potencialidades produtivas locais compatíveis com a conservação ambiental, além das atividades do turismo ecológico, científico e cultural. “A Universidade Federal do Cariri viabilizará o fortalecimento de uma política local de desenvolvimento econômico e social permitindo que toda a população tenha acesso a instrumentos adequados para as mudanças socioeconômicas efetivas na região”, afirmou Inácio.

Universidade Federal do Cariri

A Universidade será composta inicialmente pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que antes da lei pertenciam à Universidade Federal do Ceará, e pelos novos campi de Icó e Brejo Santo. Os alunos dos campi já existentes serão transferidos automaticamente para a Universidade Federal do Cariri, bem como os cursos já disponíveis.
Os professores, antes lotados na UFC, também passarão a integrar o corpo docente da UFCA. Vale salientar que o projeto aprovado prevê ainda a criação de 197 cargos de professor de Magistério Superior e 212 cargos de nível superior classe “E” e 318 cargos de nível intermediário classe “D”, do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação.

http://inacio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.