domingo , dezembro 11 2016
Home / Cultura / Conheça como surgiram as Quadrilhas Juninas

Conheça como surgiram as Quadrilhas Juninas


As quadrilhas Juninas tiveram origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza. Originalmente, em sua forma francesa, a quadrilha era dançada em cinco partes, em compassos que variavam de 6/8 a 2/4, dependendo da parte que estava sendo dançada, terminando sempre em um galope, que normalmente atravessava-se o salão.


É uma tradição Folclórica e Cultural, introduzida no Brasil no início do Século XIX, com a vinda da Corte Real Portuguesa e com várias missões culturais francesas, que estiveram no país na mesma época. Transformada em uma dança oficial de todos os saraus elegantes e tornou-se muito popular. Sendo assim, a Quadrilha deixou os salões imperiais, e espalhou-se por todas as camadas sociais, onde receberam nova roupagem, sendo enriquecidas com novos elementos, bem ao gosto dos Brasileiros, e ali se conservaram na memória do povo até os tempos de hoje, com novas coreografias e músicas atualizadas, mas mantendo o sabor interiorano e popular.

Alguns passos da Quadrilha

Balancê, Cumprimento às damas, Cumprimento aos cavalheiros, Túnel, Anavantur, Caminho da roça, Olha a cobra, É mentira, Caracol, Grande roda, Coroa de Rosas, Duas rodas, Despedida.
Fonte: confebraq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.