sexta-feira , dezembro 2 2016
Home / Curiosidades / Conheça 10 novelas de sucesso fora do eixo Rio-São Paulo!

Conheça 10 novelas de sucesso fora do eixo Rio-São Paulo!


As novelas de Manoel Carlos são sempre ambientadas no Rio de Janeiro, e as de Sílvio de Abreu sempre se passam em São Paulo. Mas a televisão não vive só do eixo Rio-SP! Há ótimas novelas que se passam no Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, e também em cidades do litoral e do interior do Sudeste!
Relembre algumas dessas novelas com cenários em outras cidades:
Pantanal (1990)

Emissora: Manchete
A história se passava na região Pantaneira e mostrava o contraste entre as pessoas do mundo rural do local e as da cidade grande do Rio de Janeiro. “Pantanal” também tinha em sua trama alguns elementos do folclore do lugar, como “O Velho do Rio”, a lenda de que Juma Marruá ser uma onça pintada e a figura do misterioso peão Trindade.

Araguaia (2010)

Emissora: Globo
A novela levava esse nome em homenagem ao Rio Araguaia, que passa pelos estados de Goiás, Tocantins e Pará. A história tinha uma lenda indígena como trama principal: por causa de uma maldição feita por uma índia da tribo dos karuê, todos os homens de uma tradicional família da cidade de Girassol teriam uma morte prematura às margens do Araguaia.
Chocolate com Pimenta (2003)
Emissora: Globo
A novela Chocolate com Pimenta era ambientada em Ventura, cidade fictícia localizada no interior do Rio Grande do Sul. Algumas das cenas da novela foram de fato gravadas no estado, na cidade de Canela.
Tieta (1989)

Emissora: Globo
Santana do Agreste foi a cidade que serviu de cenário para a novela “Tieta”. Na história, Tieta era expulsa da cidade por seu próprio pai, por causa de seu comportamento liberta demais para as tradições locais. Depois de passar anos em São Paulo, ela volta para Santana do Agreste decidida a se vingar da família e das pessoas que a maltrataram.
Coração de Estudante (2002)

Emissora: Globo
Uma cidade do interior de Minas Gerais, chamada Nova Aliança, era onde se passava a novela “Coração de Estudante”, que contava histórias de jovens que estudavam em uma universidade da região.
A Indomada (1997)

Emissora: Globo
Quem não se lembra da fictícia cidade de Greenville, onde moravam os personagens de “A Indomada”? O município, localizado em um estado no litoral de Pernambuco, tinha figuras inesquecíveis e divertidas, como o “cadeirudo”!
Flor do Caribe (2013)

Emissora: Globo
É em Vila dos Ventos, cidadezinha próxima a Natal, que se passa a trama da novela “Flor do Caribe”. As paisagens naturais do local são bastante exploradas nas cenas, sendo que muitas foram de fato gravadas em locações do Rio Grande do Norte, como a Praia de Pipa, a Base Aérea de Natal, o Forte dos Reis Magos e as dunas de Genipabu.
Cordel Encantado (2011)

Emissora: Globo
A novela tinha muito de lúdico e fictício em sua trama, ambientada na cidade (de mentirinha) de Brogodó. Mas a temática do sertão nordestino foi bastante forte durante toda a história de “Cordel Encantado”. Algumas cenas da novela chegaram a ser gravadas na cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais.
Porto dos Milagres (2001)

Emissora: Globo
A novela foi baseada em duas obras do escritor Jorge Amado (Mar Morto e A descoberta da América pelos Turcos), e não poderia se passar em outro lugar senão a Bahia! A cidade de Porto dos Milagres é o plano de fundo para o romance entre Lívia (Flávia Alessandra) e Guma (Marcos Palmeira).
Cabocla (2004

Emissora: Globo
Novelas que mostram o interior do Brasil e as figuras “caipiras” tão típicas são um clássico da dramaturgia. “Cabocla” é ambientada na cidade fictícia capixaba de Vila da Mata e teve duas versões: a de 1979, protagonizada por Fábio Jr. e Glória Pires, e a de 2004, com Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo.
Do Yahoo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.