quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / Mundo / Cientistas identificam restos de navio naufragado há 164 anos no México

Cientistas identificam restos de navio naufragado há 164 anos no México

Embarcação chamada de HMS Forth era britânica, diz órgão do país.
Pesquisadores avaliam que navio pesava cerca de 1,9 mil toneladas.

Mergulhador observa destroços de navio HMS Forth encontrados no fundo do mar (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)Destroços de navio HMS Forth encontrados no fundo do mar (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)

Um grupo de cientistas identificou os restos de um navio britânico naufragado em uma região marítima do México há 164 anos. Os destroços da embarcação, chamada HMS Forth, foram encontrados a uma profundidade de 18 metros no mar de Yucatán, segundo uma nota do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país.

A equipe de arqueólogos encontrou vestígios de caldeiras, máquinas, eixos, âncoras e hélices no fundo do mar, indicando que eram as peças de um navio. Foi feita uma pesquisa documental com jornais e revistas da época para identificar a ocorrência do naufrágio, aponta o INAH.

A pesquisadora Helena Barba, uma das responsáveis pela pesquisa, disse que "os materiais da embarcação são muito similares [aos de outros] porque se tratavam de navios produzidos em série, como em uma linha de montagem".

O cálculo dos pesquisadores é que o HMS Forth pesava em torno de 1,9 mil toneladas. As características das peças metálicas indicam que a embarcação era destinada a transportar correspondências.

Mergulhador observa restos de embarcação no fundo do mar, no México (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)Mergulhador observa restos de embarcação no fundo do mar (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)

Objeto que fazia parte de navio britânico naufragado próximo ao litoral do México (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)Objeto de navio britânico naufragado próximo ao litoral do México (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)

Objetos que eram parte de embarcação HMS Forth, naufragada há 164 anos (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)Objetos que eram parte do HMS Forth, naufragado há 164 anos (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)

Do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.