sexta-feira , dezembro 9 2016
Home / Educação / Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica tem inscrições abertas até 30 de junho

Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica tem inscrições abertas até 30 de junho

Estão abertas e prosseguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares. A premiação chega à sua 10ª edição firmando-se como referência para a pesquisa histórica e iconográfica no Brasil. É conferido a projetos de pesquisa inéditos que tratem de assuntos ligados ao resgate cultural e à preservação da história do Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odebrecht.com/pesquisahistorica
Com mais de mil projetos inscritos em suas nove edições, a premiação custeia integralmente a pesquisa proposta pelo vencedor e seu registro em um livro de arte. Desde a sua criação, em 2003, o Prêmio tem mobilizado pesquisadores de alto nível em todo o país. Projetos sobre os mais variados assuntos já foram transformados em livros, vencedores de quatro prêmios Jabuti.
O prêmio busca enriquecer o acervo documental do país sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deva ser preservada e difundida. É uma das poucas oportunidades de se obter patrocínio para pesquisa histórica fora das fontes oficiais de financiamento. Não existe um valor pré-determinado para o apoio, que depende das necessidades de cada projeto selecionado.
No ano passado, inscreveram-se 198 projetos de pesquisa de 20 estados de todas as regiões do Brasil. As vencedoras foram Leny Caselli Anzai, doutora em História pela Universidade de Brasília (UNB), e Janaína Amado, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), com o projeto “A grande viagem do governador Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres entre Lisboa, Rio, Goiás, Mato Grosso e Amazônia – 1771-1791”. O resultado da edição 2013 sairá em dezembro.

Tribuna da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.