sábado , dezembro 3 2016
Home / Mundo / Volvo divulga sistema que freia carro sozinho ao detectar ciclistas

Volvo divulga sistema que freia carro sozinho ao detectar ciclistas

A Volvo divulgou no Salão de Genebra, que acontece até o próximo domingo, 17, o sistema que ela descreve como o primeiro do mundo a detectar ciclistas e frear o carro sozinho em situação de risco. O sistema será disponibilizado nos modelos V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80, a partir de maio.
No ano passado, a marca já havia divulgado o Volvo 40 com sistema de detecção de pedestres e primeiro carro com airbag para pedestres.
Os carros que já tinham o sistema de detecção de pedestres poderão incluir o de ciclistas. O novo pacote de segurança será chamado de Detecção de Ciclista e de Pedestres.
Veja o vídeo que mostra o funcionamento do sistema:
De acordo com dados divulgados pela Volvo, cerca de metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros. No sistema da montadora sueca, há um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, os dois ligados a um controle central.
O radar tem a função de detectar objetos na frente do carro e a distância entre ele e o automóvel. A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo. Um dos exemplos de situação em que o sistema entra em ação, apresentado pela Volvo, é o caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo.
A tecnologia também considera outros veículos que estejam na mesma pista. A frenagem automática acontece quando o radar e a câmera confirmam para a central eletrônica a existência do objeto. As informações são do site Auto Esporte.

O Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.