terça-feira , dezembro 6 2016
Home / RN / Teatro de Cultura Popular do RN inicia Ato Fotográfico em março, mês da poesia

Teatro de Cultura Popular do RN inicia Ato Fotográfico em março, mês da poesia

Por Assessoria Secult/FJA

A partir do mês de março de 2013, o Teatro de Cultura Popular será o palco de ações mensais do FOTO|RN. Iniciando com o Tema "Linguagens e Poéticas Visuais" comemorando o mês da Poesia, foram convidados dois grandes parceiros, Numo Rama e Moacy Cirne, que abordarão temas recorrentes e importantes no processo de formação de pensamento e linguagem fotográfica.
Dando início às atividades de ocupação do Teatro de Cultura Popular, parceria firmada entre o Fórum Permanente da Fotografia do RN e a Fundação José Augusto, mensalmente, haverão três atividades reunidas em um só dia. A primeira delas é o Grupo de Estudo, onde fotógrafos potiguares e convidados abordarão o processo de estudo de grandes nomes da fotografia, e como estas influências nortearam o desenvolvimento de sua jornada profissional.
Posteriormente, acontecerá uma palestra que dará continuidade ao tema abordado no Grupo de Estudo, com um enfoque não só na atividade fotográfica, mas como esta linguagem se projeta em comunhão com outras artes. Ainda está previsto a ocupação da antesala do Teatro de Cultura Popular para a Galeria do FOTO|RN, que hoje está em fase de adaptação para o recebimento de exposições fotográficas, favorecendo os artistas potiguares, convidados e os coletivos fotográficos, que sempre encontraram dificuldades em expor os seus trabalhos pela carência de espaços adequados para este tipo de expressão artística. A abertura das Exposições está prevista para o mês de abril deste ano.
FOTO|RN
O FOTO|RN foi criado oficialmente em agosto do ano passado, reunindo fotógrafos potiguares participantes de diversas instituições ligadas à fotografia, tanto amadores quanto profissionais.
As ações de trabalho após a sua criação já puderam ser vistas, por exemplo, através da ExpoContemporânea 2012, que reuniu 20 imagens de recente produção fotográfica do RN. Além da abertura da exposição no Solar Bela Vista em Natal, a ExpoContemporânea 2012 já circulou em algumas cidades do interior do RN e continua sua itinerância em 2013. O Fórum também atuou na eleição do mais recente Conselho Nacional de Políticas Culturais, onde dos seis delegados eleitos, cinco hoje estão participando do Conselho Setorial de Artes Visuaisl no âmbito nacional. Houve ainda participação ativa nas discussões no Fórum Potiguar de Cultura e mais recentemente, na formulação do Plano Estadual de Cultura, que está sendo finalizado pela equipe técnica.
Através dos intercâmbios estabelecidos, com o apoio de várias instituições parceiras – como o SEBRAE, IFRN e OAB – participações em encontros e feiras ligadas à cadeia produtiva da fotografia, resultaram recentemente em parceria com o FOTORIO, Festival de Fotografia do Rio de Janeiro. O Rio Grande do Norte é convidado especial do Festival que acontece em junho deste ano e deve apresentar 20 trabalhos de fotógrafos potiguares na capital carioca. O edital para chamada de trabalhos encontra-se aberto, recebendo material, até o dia 15 de março.

Site do Governo do RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.