sábado , dezembro 3 2016
Home / variedades / Informática: Microsoft é acusada de impedir instalação do Linux

Informática: Microsoft é acusada de impedir instalação do Linux

Empresa está sendo processada por truste

Microsoft

A Hispalinux, associação espanhola que representa usuários de softwares abertos, está processando a Microsoft por truste. Segundo a organização, que conta com mais de 8 mil membros, a companhia dificulta a instalação do Linux em computadores com o Windows 8.
A acusação diz que o sistema operacional contém um mecanismo de obstrução chamado UEFI Secure Boot, que controla a inicialização do computador e faz com que o usuário tenha que procurar por chaves da Microsoft para instalar outro sistema operacional.
“Isso é absolutamente anti-competitivo”, disse Jose Maria Lancho, advogado da Hispalinux, à Reuters. “É realmente ruim para o usuário e para a indústria de softwares da Europa.”
O UEFI Secure Boot é um mecanismo de segurança do Windows 8 que permite rodar apenas sistemas operacionais com certificado de confiança. Ele pode ser desativado nas configurações de firmware. Além disso, a Linux Foundation fornece recursos para rodar sistemas operacionais baseados no Linux sem a necessidade de desativar a ferramenta.
A União Europeia tem um histórico de processos contra a Microsoft. No início de março a companhia foi condenada a pagar R$ 1,4 bilhão por quebrar termos de acordo anterior em que se comprometia a oferecer opções de navegador em seu sistema operacional, o Windows.

Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.