sábado , dezembro 10 2016
Home / Mundo / Bento XVI deverá se dedicar à oração, à leitura e à música

Bento XVI deverá se dedicar à oração, à leitura e à música

Brasília – Os próximos dias do papa emérito Bento XVI, após a renúncia, deverão ser dedicados às orações, à leitura de filosofia e história, a ouvir música clássica e a fazer passeios a pé na área que cerca Castel Gandolfo (a residência oficial dos papas). Em seu primeiro dia longe do pontificado, Bento XVI estava sereno e acompanhou o noticiário sobre sua renúncia, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

“Bento XVI está bem e muito sereno”, ressaltou Lombardi, que disse ter conversado por telefone com o secretário do papa emérito, dom Georg Gaenswein. Segundo ele, Bento XVI, em seu primeiro dia após a renúncia, fez um “breve passeio” por Castel Gandolfo.

Lombardi contou que Bento XVI aprecia tocar piano à noite, depois do jantar. Porém, por enquanto, ele não voltou ao piano. Para Castel Gandolfo ele levou vários livros, entre eles A Estética Teológica, de Hans Urs von Balthasar – um dos seus teólogos favoritos, que em outubro de 2005 escreveu sobre ele, destacando a importância de aproveitar a teologia para o desenvolvimento espiritual.

O papa emérito passará a viver, nos próximos dois meses, em Castel Gandolfo. Em seguida, vai morar no Mosteiro Mater Ecclesia, que está em reforma para recebê-lo, na região do Vaticano.

Bento XVI, dias depois de anunciar a decisão de renunciar, disse que pretende  “se retirar completamente da vida pública” e permanecerá “escondido do mundo”, mas “em oração”. As palavras dele foram:  "Mesmo que eu esteja me retirando em oração, sempre estarei perto de todos vocês, mesmo que permaneça escondido do mundo"

Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.