segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Nacional / Programa Bolsa-Atleta incentiva prática de esporte e anuncia novos beneficiados

Programa Bolsa-Atleta incentiva prática de esporte e anuncia novos beneficiados

O Bolsa-Atleta é o principal programa de patrocínio esportivo do país e anuncia nesta sexta-feira (15) a nova lista de beneficiados

Divulgação/Caixa Economica Federal Desde de 2005 mais de 18 mil atletas foram beneficiados pelo Programa

O programa Bolsa-Atleta, que auxilia financeiramente esportistas de todo país, é um dos grandes incentivadores da nova geração do esporte nacional. O programa do Ministério do Esporte custeia treinamento e a aquisição de equipamentos, principalmente nas modalidades que não têm visibilidade, com poucos patrocínios privados. Desde a criação em 2005, mais de 18 mil bolsas já foram concedidas nas categorias de base, estudantil, nacional, internacional e olímpico e paraolímpico.

A mesatenista Caroline Aiko Kumahara e o pentatleta William Muinho são nomes de destaque no cenário internacional e hoje contam com patrocínio do governo federal.  Kumahara, 17 anos, deixou de ser promessa do tênis de mesa nacional para se tornar uma realidade. Com a estreia olímpica durante os Jogos de Londres 2012, a bolsista é atualmente a número um no Brasil e ocupa a 189ª posição entre as melhores mesatenistas do mundo.

“O tênis de mesa é difícil de conseguir patrocínio privado, porque não temos muita visibilidade. Em contrapartida, o esporte é caro. Comecei a receber o benefício do Bolsa-Atleta em 2010. Ele é importante para mim, pois ajuda bastante nas minhas despesas, treinamentos e na manutenção dos meus equipamentos”, explicou.

O pentatlo moderno ficou mais conhecido no Brasil depois do pódio da bolsista do Ministério do Esporte Yane Marques, nos Jogos Olímpicos de Londres. Atualmente, outro bolsista se destaca nas competições internacionais e é a grande promessa da modalidade. William Muinho, 20 anos, atualmente é beneficiado na categoria internacional, pelo resultado obtido no campeonato Sul-Americano.

“Com a ajuda eu compro os equipamentos de treinamento e de competição. O auxílio também ajuda  no transporte e alimentação e também na compra de suplementos, que são caros”, completou, acrescentando que a modalidade vem crescendo bastante nos últimos três anos quando foram intensificados os projetos da confederação brasileira da modalidade.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta é o maior programa de auxílio individual e direto aos esportistas no mundo. Para ser contemplado, é preciso preencher uma série de pré-requisitos determinados na legislação do programa, que depende da categoria disputada.

A primeira etapa de seleção do programa Bolsa Atleta referente ao exercício 2011 contemplou 4.243 atletas de 53 modalidades. Vale lembrar que a concessão do benefício para os atletas que participam de modalidades que não fazem parte do programa olímpico ou paraolímpico é limitada a quinze por cento dos recursos orçamentários disponíveis para a Bolsa Atleta.

Nova lista do Bolsa-Atleta

Nesta sexta-feira (15), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciará em Brasília (DF) a lista dos novos atletas contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, nas modalidades que pertencem aos programas olímpico e paraolímpico. A relação é referente à inscrição aberta em outubro de 2012 para os resultados esportivos obtidos em 2011.

Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.