segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Nacional / Na volta as aulas em Santa Maria 237 velas foram acesas lembrando as vítimas da tragédia.

Na volta as aulas em Santa Maria 237 velas foram acesas lembrando as vítimas da tragédia.

Tragédia na boate Kiss matou 237 pessoas em Santa Maria.
Universidade retoma aulas e oferece apoio psicológico aos alunos.

Velas foram acessas em memória aos 237 mortos no incêndio (Foto: Felipe Truda/G1)Velas foram acessas em memória aos 237 mortos no incêndio (Foto: Felipe Truda/G1)

Um culto ecumênico na manhã desta segunda-feira (4) marcou a volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Alunos e professores tentam retomar a rotina após o incêndio da boate Kiss no último domingo (27). A tragédia matou 237 pessoas, sendo 117 alunos da universidade.

"É um momento de orar pela universidade. Quem sabe todos nós tenhamos a consciência da solidariedade e do respeito, e a partir deste fato lamentável tenhamos ainda mais esta consciência", disse o padre Francisco Bianchin, capelão da UFSM.

Velas acesas lembraram vítimas do incêndio (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)Velas acesas lembraram vítimas do incêndio
(Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)

A cerimônia, que começou por volta das 9h20, é o primeiro ato no local depois de uma semana sem aulas desde o incêndio. Antes do culto, alunos fizeram uma caminhada silenciosa pelo campus. Durante a celebração religiosa, organizada no Espaço Multiuso da UFSM, uma mensagem do Papa Bento XVI foi lida.

Representantes das religiões católica, luterana, protestante e judaica participaram do culto. Na celebração, uma vela foi acesa para cada uma das vítimas da tragédia.

Ainda abalados pela tragédia, alunos terão o acompanhamento de uma equipe de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais. Outro medida tomada foi a flexibilização das avaliações e presença em sala de aula para os alunos que não estiveram em boas condições psicológicas e emocionais.

A partir desta semana, a universidade também começa a discutir ajustes no calendário acadêmico. Em razão da greve dos professores no ano passado, o término do segundo semestre de 2012 estava previsto para o dia 2 de março. Ainda não há definição se esse prazo será mantido após os cinco dias de luto oficial decretados pela tragédia.

Durante o culto ecumênico, familiares e amigos seguram velas lembrando as 237 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)Durante o culto ecumênico, familiares e amigos seguram velas lembrando as 237 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)

Do G1 RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.