quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / Política / Morre aos 74 anos o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra

Morre aos 74 anos o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra

image

O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra morreu ontem aos 74 anos no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, vítima da falência de múltiplos órgãos.

Lyra estava em coma. Ele foi transferido no dia 5 de janeiro para São Paulo após sete dias de internação no Hospital Português de Recife para tratar de uma infecção urinária, mas já sofria de insuficiência cardíaca há 20 anos.

Ele será enterrado em Recife. O vice-governador de Pernambuco, João Lyra, seu irmão, declarou: "Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável". O governador Eduardo Campos decretou luto de três dias.

Natural de Recife, onde nasceu em 1938, Lyra formou-se em direito em 1964. Elegeu-se deputado estadual pelo MDB em 1966 e deputado federal em 1970. Reeleito sucessivamente, articulou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência em 1985 e foi nomeado ministro da Justiça. Deixou o governo em 1986.

Em 1987 entrou no PDT e foi vice na chapa de Leonel Brizola à Presidência. Em 1990, obteve apenas uma suplência, mas voltou à Câmara em 1992. No ano seguinte, filiou-se ao PSB de Miguel Arraes, pelo qual foi reeleito.

Tentou aproximar Arraes do governo Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, quando o PSB decidiu apoiar Lula à Presidência, Lyra desistiu de concorrer à Câmara.

Presidiu a Fundação Joaquim Nabuco de 2003 a 2011.

Folha de S.Paulo

Veja também:


Casal tailandês bate recorde ao passar mais de 58 horas se beijando

Novela Salve Jorge, resumo do capítulo de sexta, 15 de fevereiro

Garota de 14 anos avisa pelo Facebook que está sendo estuprada

Lua Cheia ou Minguante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.