quinta-feira , dezembro 8 2016
Home / Política / Henrique Alves é eleito presidente da Câmara dos deputados

Henrique Alves é eleito presidente da Câmara dos deputados

O novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) (Foto: Agência Câmara)O novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo
Alves (PMDB-RN) (Foto: Agência Câmara)

O novo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta segunda-feira (4), após ser eleito com 271 votos, que a Câmara precisa se preocupar em analisar os temas de grande interesse nacional.

"Fazer uma pauta propositiva não é apenas para discutir, [o parlamento] não foi feito para enrolar, foi feito para discutir e votar, debater e decidir", disse o deputado.

O mandato de Alves termina em fevereiro de 2015 e ele ficará no cargo, portanto, até o final do atual mandato da presidente Dilma Rousseff, que termina no fim de 2014. Favorito na disputa, Alves teve o apoio do PT e do governo.

“Eu chego aqui pela minha história, meu trabalho, minha coerência, minha lealdade, meu compromisso com o Parlamento, mas tendo consciência de que chego muito mais pelo respeito à regra democrática da proporcionalidade no compromisso que é ético da bancada dos partidos”, disse Alves, em referência ao fato de que a maior bancada tem direito à presidência da Casa.

Henrique Alves encerrou o discurso pedindo apoio para que a Câmara seja respeitada. "A partir de agora quem quer bem essa Casa como eu quero, essa casa é minha casa, vamos todos dar as mãos […] Vamos fazer respeitar esta Casa", afirmou.

Henrique Eduardo Alves disputou a presidência da Câmara com a colega de partido Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47 votos, e com os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), que teve 165 votos, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos.

Alves disse que não faltará por parte da Câmara respeito aos demais poderes da República- Judiciário e Executivo. Mas alertou que os dois poderes precisam estar cientes de que os deputados são eleitos pelo povo. "Não faltará a um ou outro [Executivo e Judiciário] o nosso respeito. Mas tanto um quanto outro não se esqueçam que aqui nesta Casa só tem parlamentar abençoado pelo voto popular."

Ditadura militar
Emocionado, Henrique Eduardo Alves lembrou da ditadura militar e disse que naquela época era "preciso ter coragem para não sucumbir".

“Eu sou de um tempo que essa casa se orgulhava de se abrir ao povo brasileiro, a comunhão de pensamentos e idéias. Eu vivi tudo isso. Mas vivi também tempos em que, hoje é fácil em arroubos se bancar o valentão e destemido. Sou de um tempo em que era preciso ter coragem para não sucumbir, ter coragem para resistir. […] sei do medo que tive que superar para chegar aqui inteiro”, afirmou.

No discurso, Henrique Eduardo Alves disse que aprendeu com Ulysses Guimarães que o político precisa ter coragem de”recuar” e “mudar”. “O político tem que ter muitas qualidades, a ética, a sensibilidade, mas tem uma que é a principal, a coragem. É a coragem de saber recuar, de saber mudar, porque isso traz dentro de nós a profunda consciência.”

‘Hegemonia perigosa’
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), úlltimo colocado na eleição para presidente da Câmara, com 11 votos , diz que a hegemonia do PMDB no comando do Legislativo poderá isolar partidos menores.

"Espero pelo menos diálogo como presidente a fim de que a gente possa fazer a pauta avançar. Mas não tenho muitas ilusões. Essa hegemonia do PMDB é muito perigosa. Nós entendemos que todos os que não estão entre os 271 eleitores do Henrique Alves têm o compromisso de cobrar um programa de debates mais amplos nesse Parlamento, para que ele fique na grande política", disse.

Segundo Chico Alencar, é preciso haver no Congresso "mais transparência, austeridade e capacidade de fiscalizar o Executivo"."É muito difícil conseguir isso com essa hegemonia do PMDB, que é um partido vocacionado ao poder, a ficar sempre do lado de quem está no poder. Mas vamos estar ali no colégio de líderes."

Do G1

Veja também:

  • Na volta as aulas em Santa Maria 237 velas foram acesas lembrando as vítimas da tragédia.

  • Polícia Ambiental captura jacaré de 1,4 metro no açude Gargalheiras em Acari

  • Mercado de trabalho: Vagas de emprego do dia 03/02/2013.

  • A Claro deu o prazo até esta segunda para normalizar o sinal em Caiçara, São Bento e Pedra Grande

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: Você não tem permissão para usar essa função.