domingo , dezembro 11 2016
Home / Nacional / Nível da barragem de Carmo do Cajuru, MG, baixa e causa prejuízos

Nível da barragem de Carmo do Cajuru, MG, baixa e causa prejuízos

Nível da água baixou mais de cinco metros, dizem moradores.
Cemig não informou qual o nível atual da barragem.

Aparência da área da represa é de um pasto (Foto: reprodução/TV Integração)Aparência da área da represa é de um pasto (Foto: reprodução/TV Integração)

O nível da água da barragem de Carmo do Cajuro, no Centro-Oeste, baixou muito nas últimas semanas e em algumas partes o lago secou. Para moradores que gostam de se refrescar nas águas da represa já não é possível contar com esse tipo de lazer. Além disso, o comércio também tem sofrido com a situação.

O que antes era uma imensidão de água agora é praticamente um pasto. O aposentado José Antônio de Melo, que tem uma casa às margens da barragem e frequenta o local há quatro anos, contou que esta é a segunda vez que ele vê a represa neste estado. "Quando tem água é bonito, já quando não tem não fica tão bonito assim. Apesar de ser prazerosa a vinda, é melhor quando tem água", disse.

Utilizando o píer como comparação, é possível perceber que já são mais cinco metros de redução no nível da água. "O comum é a água ficar rente ao píer, onde deixamos a embarcação. A esperança é que volte ao normal o mais rápido possível", contou o advogado Eudes Fonseca dos Santos.
Com o nível da água baixo os peixes estão morrendo, segundo moradores. "Está ficando difícil. Nós que praticamos a pesca esportiva e incentivamos o desenvolvimento dos peixes aqui sabemos que com o nível baixo atrapalha esse desenvolvimento", explicou o administrador de empresas, Átila Nogueira.

A falta de chuva agravou a situação. O comerciante Maurílio José da Silva já calculou um prejuízo bem acima dos períodos de seca registrados em anos anteriores. "O comércio registra queda de até 70% porque nossa sobrevivência é por causa da água. Sem água aqui o pessoal vai procurar outro tipo de lazer", lamentou.
A equipe de reportagem da TV Integração – afiliada Rede Globo na região entrou em contato com a Cemig para saber qual o nível da água na barragem de Carmo do Cajuru. No entanto, a resposta dada foi de que somente o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) faz este acompanhamento. Já a assessoria de comunicação do ONS declarou que em Minas Gerais só monitora Furnas.

Do G1 Triângulo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.