quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / Nacional / Herói cearense Dragão do Mar dará nome a novo navio da Transpetro

Herói cearense Dragão do Mar dará nome a novo navio da Transpetro

O líder jangadeiro e abolicionista cearense Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, dará nome ao terceiro navio construído para a Transpetro no Nordeste. O petroleiro está em construção no estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Pernambuco. A entrega à Transpetro está prevista para ocorrer até o fim deste ano. Ele faz parte da série de dez navios encomendados ao estaleiro.
O Dragão do Mar tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, volume equivalente à metade da produção nacional. As características são as mesmas dos outros dois navios construídos para a Transpetro no Nordeste: o João Cândido, nome do líder da Revolta da Chibata, e Zumbi dos Palmares, em fase final de acabamentos, que homenageia o líder do maior quilombo do Brasil.
O Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) tem investimentos de R$ 11 bilhões na encomenda de 49 navios e 100 embarcações hidroviárias construídos em  estaleiros brasileiros.
Dragão do Mar
Francisco José do Nascimento, também chamado de Chico da Matilde, foi o líder da greve dos jangadeiros, em 1881, quando se recusaram a embarcar escravos no porto de Fortaleza. É atribuída a ele a frase símbolo do fim do tráfico negreiro na então província: “No porto do Ceará não se embarca mais escravos”. Em 25 de março de 1884, o Ceará se tornaria pioneiro na libertação dos escravos.

Do Povo online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.