sábado , dezembro 3 2016
Home / Futebol / Abertura do Castelão terá dois clássicos do Nordeste e a presença de Jérôme Valcke secretário-geral da Fifa

Abertura do Castelão terá dois clássicos do Nordeste e a presença de Jérôme Valcke secretário-geral da Fifa

Totalmente de cara nova, Castelão reabre os portões para o futebol e inicia testes para Copa das Confederações
Gigante passou por reforma para transformar-se em arena multiuso Foto: LC Moreira

Um ano e quase 10 meses após ser fechado para a obra de reforma e ampliação, visando à Copa do Mundo de 2014, o estádio Castelão – que agora ganhou status de arena multiuso -, finalmente, reabre os seus portões para jogos oficiais.
Para comemorar essa nova fase do "quarentão", os dois maiores clubes do estado, Ceará e Fortaleza, encaram hoje outros dois gigantes regionais: Bahia e Sport, pela Copa do Nordeste.
A rodada dupla, que envolverá torcidas arquirrivais, será o primeiro grande teste para os administradores da arena, no que se refere ao funcionamento do estádio, à segurança, ao transporte e ao acesso ao local.
Holofotes
Sob os olhares atentos de todo o mundo, o evento terá a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Ele estará acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, e de seus integrantes, o ex-campeões Ronaldo e Bebeto.
Tanta atenção se dá pelo fato do Castelão ser a primeira arena nacional a receber jogos antes da Copa das Confederações, evento teste do Mundial de 2014 que será disputado entre 15 e 30 de junho deste ano.

Secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, participará do ato inaugural do estádio, antes dos jogos FOTO: REUTERS
"Durante esta viagem, celebraremos dois marcos: o primeiro evento-teste oficial para a Copa das Confederações e os 500 dias para a abertura da Copa do Mundo de 2014", diz Valcke.
"Na realidade, já entramos na reta final dos preparativos para esses eventos tão importantes no país dos pentacampeões mundiais. Estou muito entusiasmado de poder vivenciar esses momentos especiais pessoalmente no Brasil", afirma o secretário.
Além da comitiva, que participará de uma cerimônia inaugural do novo campo, antes dos jogos, é aguardada a presença de 55 mil torcedores. "Quando a gente pleiteou a realização desses dois jogos junto a CBF, tínhamos o intuito de contemplar as duas maiores torcidas do Estado. Esperamos que as equipes cearenses tenham resultados positivos para que a gente possa registrar em placar que ficará na arena", destaca o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa.
Com expectativa de casa cheia e a presença de quatro torcidas rivais, as autoridades locais traçaram um esquema de segurança no qual os torcedores não poderão se encontrar. Serão 1.000 homens das polícias militar, 500 seguranças privados, além de agentes de trânsito e reforço no transporte público.
Todo esse batalhão terá o desafio de garantir, junto com o torcedor, a tranquilidade de um evento sob os olhos do mundo.

Consórcio terá o desafio de atrair novos lucros

Totalmente reformado, o Castelão consumiu R$ 518,6 milhões para ser modernizado. Para isso, foi estabelecida uma parceria público-privada (PPP) com o consórcio Arena Castelão, que vai operar a arena por oito anos.
O BNDES financiou R$ 351,5 milhões do total. O governo estadual, responsável pelo restante do valor, começa a pagar a dívida agora que o estádio está concluído. Para Silvio Andrade, presidente da Arena, a PPP foi fundamental para a rapidez da obra. "Nós executamos um ousado e eficiente planejamento de engenharia e o governo estadual apostou na alternativa econômica e administrativa", disse.
Há, porém, longo caminho a trilhar para tornar o Castelão lucrativo. A arena é multiuso, mas ainda não existe nenhum grande evento confirmado para o local. Nem mesmo a presença dos times do Ceará e Fortaleza será constante, pelo menos, por enquanto. Ainda não há contrato com os clubes, que, por isso, continuarão a mandar jogos no PV.

Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.