sábado , dezembro 3 2016
Home / Cultura / TV Assembleia do Ceará estreia especial sobre Luiz Gonzaga

TV Assembleia do Ceará estreia especial sobre Luiz Gonzaga

“Luiz Gonzaga - Vida, Música e Conquista”“Luiz Gonzaga – Vida, Música e Conquista”

A TV Assembleia (Canal 30) estreia neste sábado (08/12), a partir das 19h, o especial “Luiz Gonzaga – Vida, Música e Conquista”. Produzido pelo Núcleo de Documentários da emissora, o programa presta uma homenagem a Luiz Gonzaga por seu centenário, comemorado no próximo dia 13.

Durante 60 minutos, a emissora exibirá depoimentos de artistas e pesquisadores da vida e obra do Rei do Baião, como as professoras Elba Braga Ramalho, que fez doutorado sobre a obra musical de Luiz Gonzaga em Liverpool, na Inglaterra, e Sulamita Vieira, doutora em Sociologia; o artista plástico Bené Fonteles; o pesquisador Miguel Ângelo Azevedo, o Nirez; o poeta popular Arievaldo Viana; e os sanfoneiros Dominguinhos e Zé de Manu.
O documentário conta com imagens gravadas em Fortaleza, no Crato e no município pernambucano de Exu, terra natal de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião possui uma forte ligação com o Ceará, onde veio, pela primeira vez, em 1929. Primeiramente no Crato, no ano posterior o sanfoneiro seguiu para Fortaleza, quando aumentou sua idade para sentar Praça no Exército.
Já em 1945, Gonzaga conhece o maestro e compositor Lauro Maia, que lhe apresenta o seu cunhado, Humberto Teixeira. Com Teixeira, o Rei do Baião comporia grandes sucessos, como Asa Branca, Assum Preto, Respeito Januário, dentre outras composições notáveis. O especial “Luiz Gonzaga – Vida, Música e Conquista”, da TV Assembleia, será reprisado no domingo, às 20h.
RW/JU

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/

Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba notícias em tempo real!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.