terça-feira , dezembro 6 2016
Home / Natureza / Tartaruga adulta com mais de 90 quilos é encontrada morta na grande Recife

Tartaruga adulta com mais de 90 quilos é encontrada morta na grande Recife

f1b50eced9dbb819134f51fa5b17a0fd.jpg

Só este ano, o ambientalista já retirou da costa nordestina 567 tartarugas mortas

Uma tartaruga adulta com mais de 90kg foi encontrada morta, por volta das 17h desta segunda-feira (3), na praia de Pau Amarelo, em Paulista, Grande Recife. Segundo o ambientalista voluntário Adriano Artoni, que resgatou o animal do mar, a tartaruga já estava em avançado estado de decomposição e provavelmente morreu sufocada após engolir uma garrafa PET de dois litros.
"A tartaruga deve ter morrido há quatro ou cinco dias. Quando retirei o animal da água, percebi o volume por volta do seu pescoço. Foi aí que resolvi procurar o objeto e encontrei a garrafa. Ela deve ter sofrido bastante", conta o ambientalista, que só este ano retirou 567 tartarugas mortas da costa nordestina, sendo a maioria em Pernambuco. "Também encontrei animais mortos no Rio Grande do Norte e Paraíba", conta.


A tartaruga propavelmente morreu sufocada após engolir uma garrafa PET de dois litros

A tartaruga encontrada nesta segunda é da espécie conhecida como Cabeçuda. Ela aparentava ter cerca de 50 anos e seu casco media 1,20m. O animal também estava sem uma das patas traseiras. "A tartaruga pode ter sido atacada por um tubarão ou até mesmo por pescadores, mas acredito que isso não teve relação com a sua morte".
Como a causa da morte foi identificada pelo ambientalista e o animal já estava em avançado estado de decomposição,  a tartaruga não precisou ser levada para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para ser analisada e foi enterrada na areia da praia.

Fotos: Adriano Artoni/cortesia

Do NE10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.