terça-feira , dezembro 6 2016
Home / Mundo / Presidente Hugo Chávez proíbe implantes de silicone na Venezuela

Presidente Hugo Chávez proíbe implantes de silicone na Venezuela

000 Mvd6436708 717x1024 Bomba! Chávez proíbe implante de silicone na Venezuela

Osmel Sousa, o presidente do Miss Venezuela, observa suas misses Elian (à esq.) e Maria Gabriela (à dir.), em agosto, antes do veto ao silicone

Famosa pelas misses vitoriosas e plastificadas (nada contra), a Venezuela de Hugo Chávez resolveu proibir o uso de silicone e outras substâncias que "se aplicam mediante injeção, agulha ou outro sistema para modificar a anatomia com fins estéticos".

A única exceção será o uso desses produtos para fins terapêuticos, desde que com prévia autorização do governo.

Segundo o R7 e agências internacionais, a lista de produtos proibidos inclui silicones, polímeros, biopolímeros e ácido hialurônico de origem natural, biotecnológica ou sintética. As substâncias, segundo a resolução, são utilizadas para "alcançar falsos padrões de beleza".

Quem descumprir a norma e realizar esse tipo de intervenção poderá sofrer sanções civis, penais e administrativas. (Viu, Osmel?)

A resolução surge após diversos casos de morte de pessoas que usaram essas substâncias em procedimentos estéticos na Venezuela. O mais conhecido, em outubro, foi a morte da juíza Ninoska Queipo, que havia se submetido a uma cirurgia plástica. (Já aqui no Brasil, tivemos nesta semana o caso da modelo e miss Jataí Turismo, Louanna Adrielle, que morreu devido a uma cirurgia de implante nos seios.)

No ano passado, Chávez havia declarado o seguinte:

— Mulheres que às vezes não têm recursos suficientes para fazer mercado, para os filhos, para comprar roupas, andam tentando financiar uma operação para os seios.

Miss Venezuela

A Venezuela é uma potência nos concursos de beleza. O país possui nada menos que seis títulos no Miss Universo, com Maritza Sayalero (1979), Irene Sáez (1981), Bárbara Palacios (1986), Alicia Machado (1996), Dayana Mendoza (2008) e Stefanía Fernández (2009).

Veja também:
Fotos: veja como foi o Miss Venezuela
Fotos: veja mais cliques das novas misses da Venezuela!

Nas misses venezuelanas, os implantes de silicone, entre outras plásticas, estão mais para regra do que para exceção.

Osmel Sousa, presidente do Miss Venezuela e mago da beleza, "cria" suas misses numa fazenda por lá, e eventualmente as belas entram na faca, entre outros procedimentos que a partir de agora estão proibidos. O que será que ele está achando da novidade, hein?

Em 1989, o gaúcho Evandro Hazzy, hoje recordista em títulos de Miss Brasil, conheceu a fazenda do mestre. Anos mais tarde, ele relatou à revista Piauí:

— Elas [as misses] tomavam injeções toda hora, com substâncias para tirar celulite e deixar a musculatura mais firme. Aquilo me marcou.

Irene Esser

Enquanto isso, a atual miss Venezuela, Irene Esser, está em Las Vegas disputando a coroa de miss Universo 2012. E como a gente já mostrou aqui no blog, circula pela internet uma foto supostamente do passado pré-Osmel de Irene, antes da rinoplastia e outras intervenções:

irene esser 20120428 Bomba! Chávez proíbe implante de silicone na Venezuela

Antes e depois: Irene Esser, miss Venezuela

Do R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.