sábado , dezembro 3 2016
Home / Cultura / Festival de trova reúne fãs de Teixeirinha e Gildo de Freitas no RS

Festival de trova reúne fãs de Teixeirinha e Gildo de Freitas no RS

Festival de trova reúne tradicionalistas em Passo Fundo (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Um festival de trova em homenagem aos cantores Teixeirinha e Gildo de Freitas reúne tradicionalistas entre sábado e domingo (2), no Parque da Roselândia, em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. A segunda edição do evento marca os 27 anos da morte de Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, ídolo da música do estado.
No início da década de 1980, Teixeirinha gravou uma das principais trovas ao lado de Mary Terezinha e conquistou os gaúchos. No recanto que leva o nome do cantor, os músicos mostraram habilidade com os versos que celebram a tradição gaúcha.
“Ele deixou esse legado para a gente e, com certeza, enquanto tiver um gaúcho com essa espada na mão, o Rio Grande vai ser mais Rio Grande”, diz o caminhoneiro Diomar Almeida.
Carminha de Freitas (D) e Zoraida Teixeira (E) acompanham o evento (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Carminha de Freitas (D) e Zoraida Teixeira (E)
estavam no evento (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)

A apresentação foi acompanhada por quem convideu com os dois ilustres trovadores. Dona Zoraida, viúva de Teixeirinha, e Carminha de Freitas, mulher de Gildo de Freitas, prestigiaram o festival. “É uma prova de que o povo de Gildo e Teixeirinha não morreu”, diz Carminha.
O monumento em homenagem a Teixeirinha é um dos principais símbolos de Passo Fundo. Uma das marcas de Vítor Mateus Teixeira na trova era o improviso. Nesta semana, a morte dele completa 27 anos. Mas os fãs ainda mantém viva a musicalidade do chamado “rei do disco”.
“São essas atitudes que acalentam a saudade e a falta daquele pai parceiro, aquele pai que construiu uma história que só enche de orgulho. A gente está no meio de pessoas que só falam bem dele. É isso que me emociona e me orgulha muito”, diz Márcia, filha de Teixeirinha.

Do G1 RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.