quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / Cultura / Exu-PE vira sede do Poder Legislativo pernambucano no dia do centenário do Rei do Baião

Exu-PE vira sede do Poder Legislativo pernambucano no dia do centenário do Rei do Baião

As comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga no Legislativo Estadual chegam ao seu momento máximo com a realização da Assembleia Itinerante no município de Exu, na próxima quinta-feira dia 13 de dezembro, às 16h. Essa é a 13ª vez que a Casa Joaquim Nabuco promove atividades parlamentares fora da Capital. O local da reunião plenária, que será aberta ao público, é o Parque Aza Branca, onde está o Museu do Gonzagão. O espaço escolhido para sediar o encontro entre os deputados, as autoridades locais e a população é simbólico: debaixo do juazeiro, ao lado do túmulo de Luiz Gonzaga.

A primeira Assembleia Itinerante foi realizada em 1994, no município de Ouricuri, Sertão do Araripe. O objetivo da iniciativa é levar o trabalho dos deputados às diversas regiões do Estado. A cidade de Exu foi escolhida por ser a terra do Rei do Baião. Localizada no Sertão do Araripe, o município está distante cerca de 600 Km do Recife, e tem a agropecuária como principal atividade econômica. Durante a itinerante, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), e os líderes do Governo e da Oposição, Waldemar Borges (PSB) e Antônio Moraes (PSDB), respectivamente, farão pronunciamentos sobre temas de interesse da região.

Na parte solene do evento, será entregue o Título de Cidadão de Pernambuco ao sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião nascido no Rio de Janeiro. Após a morte do tio, Joquinha mudou-se para Exu, onde colaborou com a implantação do Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branca. O centro cultural guarda todo o acervo artístico do cantor e compositor, incluindo vestimentas, sanfonas, troféus, discos, fotografias e outros objetos pessoais do artista.

Ainda na programação solene de Exu, a Assembleia Legislativa vai entregar a Medalha do Centenário de Luiz Gonzaga a nove personalidades locais. Também será entregue comenda in memoriam para Francisco Parente, o Beba, que foi administrador do Parque Aza Branca. E será realizado o descerramento de uma escultura de Gonzagão em tamanho real, confeccionada por J. Maciel.

Da redação do Blog da Folha de Exu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.