sexta-feira , dezembro 9 2016
Home / Nacional / Dilma se emociona ao receber corpo de Niemeyer

Dilma se emociona ao receber corpo de Niemeyer

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff se emocionou ao receber, no final da rampa do Palácio do Planalto, o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, nesta quinta-feira. Após a entrada dos cadetes do corpo fúnebre da Polícia Militar do Distrito Federal, que trouxeram o corpo do arquiteto, a presidente não foi se sentar na área reservada às autoridades, acompanhou a viúva de Niemeyer, Vera Lúcia, e juntou-se aos familiares.
No Salão Nobre do palácio, onde o corpo será velado até as 20h, as coroas de flores chamam atenção, pela quantidade e por seus remetentes. Alguns deles, políticos e artistas, não assinam com seus cargos e usam apenas os nomes, como o presidente cubano, Raúl Castro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse arranjo ocupa lugar central no espaço destinado às coroas.
“Ao querido amigo Oscar, do general de exercito Raúl Castro Ruz”, é o que está impresso na coroa enviada pelo presidente cubano. Na coroa de rosas brancas e vermelhas enviada por Lula, está escrito “Ao amigo Oscar Niemeyer, uma homenagem de Marisa e Lula”. A família do escritor Graciliano Ramos também enviou uma coroa.
Entidades ligadas à construção de Brasília, como os Candangos Pioneiros” enviaram sua homenagem. Além disso, organizações políticas, com a Une e o PcdoB, também mandaram coroas, além das embaixadas da Argélia (onde o arquiteto assina diversas obras) e Bolívia.
No começo do velório, o ministro da Defesa, Celso Amorim, se esqueceu do tempo de exílio de Niemeyer, que era comunista, durante a ditadura:
– Os militares gostavam muito de Oscar Niemeyer – afirmou Amorim. – Depois que passou o tempo, eles pediram muitas obras, encomendaram muitas obras para ele.
Relembrado dos dias de exílio do arquiteto, corrigiu:
– Foi o país que pediu muitas obras para ele.
Amorim disse que era amigo do arquiteto, e destacou que ele é “parte essencial do panteão dos heróis nacionais”.
A presidente Dilma não permaneceu por muito tempo no Salão Nobre. O prefeito-eleito de São Paulo, Fernando Haddad, e o prefeito-eleito de Salvador, o deputado ACM Neto (DEM-BA), têm reunião marcada com a presidente.

Do Extra online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.