domingo , janeiro 22 2017
As gostosas do BBB em ensaios da Playboy e Sexy
Home / RN / “Ação Carnatal” vai garantir a proteção de crianças e adolescentes

“Ação Carnatal” vai garantir a proteção de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai realizar a “Ação Carnatal”, que objetiva a proteção de crianças e adolescentes da cidade durante todo o período do evento, um dos maiores carnavais fora de época do país, que será realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro. A Ação terá como tema: “Criança e adolescente: garantir os seus direitos é a nossa explosão de alegria”.
“Vamos trabalhar para substituir os riscos e vulnerabilidades pela proteção e garantia de direitos, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Queremos retirar crianças e adolescentes de situação de risco social, como o trabalho infantil, o contato e envolvimento com drogas, situação de abuso e exploração
sexual, condição de risco em decorrência da própria conduta ou por negligência dos pais, crianças que estejam desacompanhadas dos pais ou responsáveis”, esclarece Alcedo Borges, secretário da Semtas.
Este ano a “Ação Carnatal” da Semtas será diferenciada. Por meio de atendimento da abordagem social realizada pelos educadores sociais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Busca Ativa) da Secretaria, o acolhimento provisório será realizado em parceria com o programa da justiça denominado de Centro de Referência de Atendimento às Famílias de Crianças e Adolescentes Dependentes Químicos (CRIAD).
O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente da Semtas será instalado na sede da Casa do Apoio Amor Exigente, na Rua Jaguarari, 2530, Lagoa Nova, dado a amplitude do local, bem como a proximidade em relação ao evento. Serão parceiros da ação outras secretarias do município bem como a Guarda Municipal e a Vara da Infância e da Juventude.
A equipe da Semtas que irá compor a Ação Carnatal contará com seis
educadores sociais, dois motoristas e a coordenadora. “Os educadores sociais, além de acolher as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade, também irão atuar na divulgação do Serviço Especializado de Abordagem Social (Busca Ativa) como também no trabalho de educação para evitar que os direitos preconizados pelo ECA sejam violados”, explica Gabriela Prado, coordenadora do Serviço Especializado de Abordagem Social (Busca Ativa).
Serão realizados atendimentos e encaminhamentos às crianças e aos
adolescentes nas seguintes situações:
• Crianças desacompanhadas dos pais;
• Crianças e adolescentes exercendo a prática da mendicância;
• Crianças e adolescentes envolvidas em atividades laborais;
• Crianças e adolescentes em situação de exploração sexual;
• Crianças e adolescentes em outras situações de risco e vulnerabilidade social;
• Crianças e adolescentes envolvidas com substâncias psicoativas.

Fonte: Prefeitura de Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A assistente de palco do João Kleber, Dayse Brucieri
error: Você não tem permissão para usar essa função.